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Um olhar pela publicidade em Portugal

dc.contributor.authorPereira, Francisco José Costa
dc.contributor.authorVerissimo, Jorge
dc.date.accessioned2021-03-01T15:06:02Z
dc.date.available2021-03-01T15:06:02Z
dc.date.issued2002-11-16
dc.description.abstractA publicidade como comunicação de massas adquiriu nas ultimas décadas características muito particulares, os seus objectivos estenderam-se para além do aumento de vendas directas do produto, à ligação dos consumidores à marca para atingir os mesmos objectivos em várias fases, isto é levar o consumidor à compra e em seguida mantê-lo fiel. Estas alterações da publicidade vieram conferir à publicidade funções sociais ao nível dos valores que veiculam, marcando modelos culturais e sociais. A publicidade tornou-se parte integrante de todos nós, as estruturas sociais que desenvolvemos exigem-na, sem ela a sociedade perdia uma fonte de informação vital e em simultâneo as referências de que necessitamos. Ela está em todo lado, nas ruas em cartazes, na Internet, nos meios de comunicação social. Não existe um espaço, um local, uma situação onde estejamos sem publicidade. A sua construção está cada vez mais sofisticada, para que consiga ser atractiva, sugestiva e possa chamar a atenção numa sociedade onde a opulência comunicacional começa a atingir níveis de saturação. Um dos elementos determinantes da sua construção é a de as suas mensagens serem construídas de forma redundante, isto é proporcionarem informação ao seu público alvo de forma atractiva, mas que não seja inovadora, apenas reforçando o que ele possui no seu património. Esta redundância que apela aos processamentos automáticos de informação marca a publicidade, não só na construção 2 linguística das mensagens, mas também dos personagens e dos cenários. Ela tem de mostrar ao consumidor a vida real que ele tem nas situações em que vive. Assim, esta comunicação pretende mostrar como a publicidade é construída e apresentada em Portugal nos vários suportes, procurando identificar tendências na construção da publicidade, nomeadamente, através das personagens, das descrições espaciais e de cenários de enquadramento dos anúncios, das informações sobre o produto, das tipologias discursivas, das análises cromáticas e de todo um conjunto de dimensões sociais.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationPereira, F.C., & Veríssimo, J. (2002, novembro, 16-18). Um olhar pela publicidade em Portugal. [Comunicação oral]. VII IBERCOM: Profissões da Comunicação: Presente e Futuro, Instituto Superior da Maia, Maia, Portugal.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12998
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherIBERCOMpt_PT
dc.publisherISMAI - Instituto Superior da Maiapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectPublicidadept_PT
dc.subjectTendências da publicidadept_PT
dc.subjectPersonagens na publicidadept_PT
dc.subjectImagem publicitáriapt_PT
dc.subjectAnálise cromáticapt_PT
dc.titleUm olhar pela publicidade em Portugalpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceInstituto Superior da Maia, Maia, Portugalpt_PT
oaire.citation.titleVII IBERCOM: Profissões da Comunicação: Presente e Futuropt_PT
person.familyNameVerissimo
person.givenNameJorge
person.identifier.orcid0000-0001-8045-4114
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication51cef9af-7b23-4dfc-8fb9-a8ea352f7d40
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery51cef9af-7b23-4dfc-8fb9-a8ea352f7d40

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