Repository logo
 
Publication

A inclusão do Teatro como disciplina no curriculo do 2.º ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.advisorFalcão, Miguelpt_PT
dc.contributor.authorMiranda, Rita Alexandre Dias Cardoso Fonseca
dc.date.accessioned2021-05-07T09:19:11Z
dc.date.available2021-05-07T09:19:11Z
dc.date.issued2021-03-23
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística - especialização de Teatro na Educaçãopt_PT
dc.description.abstractA Educação Artística está presente no processo de aprendizagem das crianças desde tenra idade. Por conseguinte, compete à Escola o papel de educar desde cedo e de forma continuada a relação com as diferentes áreas do conhecimento, promovendo o desenvolvimento pelos alunos de competências que lhes permitam questionar os saberes estabelecidos, tendo o Teatro essa capacidade multidisciplinar de integrar conhecimentos emergentes, comunicar eficientemente e resolver problemas complexos. O presente projeto foi desenvolvido numa instituição do ensino particular, situada no concelho de Alcochete, tendo como questão de partida: “Como criar e implementar a disciplina de Teatro no 2.º ciclo, num estabelecimento de ensino da rede privada na área metropolitana de Lisboa, no quadro da legislação produzida sobre autonomia e flexibilidade curricular?”. Este projeto do tipo investigação-ação segue uma metodologia qualitativa e enquadra-se no paradigma interpretativo. Esta metodologia permitiu estudar e reorganizar as experiências artísticas e teatrais realizadas enquanto disciplina curricular, com alunos do 5.º e do 6.º anos de escolaridade e procurou cumprir os seguintes objetivos: (i) conceber uma estrutura programática que se enquadre no currículo do 2.º ciclo do ensino básico e que se articule com os documentos orientadores para a área de teatro dos ciclos adjacentes; (ii) descrever e analisar as práticas de implementação da disciplina de Teatro no 2.º ciclo do ensino básico; e (iii) perceber como é avaliada, pela comunidade escolar, a inclusão da disciplina de Teatro na oferta curricular do 2.º ciclo do ensino básico. O estudo, para além de pesquisa documental, exigiu a elaboração do Programa da disciplina de Teatro criado especificamente com este propósito, o planeamento geral da intervenção e as planificações de aula, o registo regular em notas de campo e a aplicação de questionários, que, no conjunto e uma vez triangulados, permitiram dar resposta à questão principal da pesquisa e cumprir os objetivos estabelecidos. Os resultados obtidos confirmam o reconhecimento da importância que a presença do Teatro tem em contexto curricular, no desenvolvimento de competências a nível pessoal, artístico e cultural dos jovens, realçando, também, a relevância da continuidade pedagógica desta disciplina ao longo do percurso escolar dos alunospt_PT
dc.description.abstractAbstract Artistic Education is part of children’s learning process from a very young age. As such, it falls to the School the duty to educate her students, since early and continuously, on their relationship with different subjects, helping them develop skills which may allow them to question established knowledge. Theater has that crossdisciplinary capacity to integrate emergent knowledge, communicate efficiently and resolve complex problems. The project herein was developed in a private education institution, located in the Portuguese municipality of Alcochete, having as a starting point the question: “How to create and implement the subject of Theater in the 2nd Cycle, in a private schooling institution in the Lisbon Metropolitan Area, within the legislative framework on curricular autonomy and flexibility?” This project of the research-action type follows a qualitative methodology and adheres to the interpretive paradigm. This methodology has allowed the study and research of artistic and theater experiences performed as a curricular subject, with students of the 5th and 6th years of schooling (the Portuguese 2nd Cycle of Basic Education). It sought to fulfill the following objectives: (i) To conceive of a programmatic structure fitting within the curriculum of the 2nd Cycle of Basic Education which is compatible with guiding documentation for the subject of Theater in adjacent Cycles; (ii) To describe and analyse the practice of implementing the subject of Theater in the 2nd Cycle of Basic Education and (iii) To understand how the school community assesses the inclusion of the subject of Theater as part of the curricular offer in the in the 2nd Cycle of Basic Education. The study, apart from documentary research, required the creation of the Programme of the subject of Theather specifically constructed for this purpose, overall planning of class interventions and schedules, regular recording in field notes and use of questionnaires, all of which, after assembly and triangulation, allowed answering the main question of this research and fulfill the established objectives. The results attained confirm the recognition of the importance that the presence of Theater has within a curricular context, in aiding the development of personal, artistic and cultural skills of the students. Those results also highlight the relevance of pedagogical continuity of the subject, all throughout the students’ school journeypt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationMiranda, R. A. D. (2021). A Inclusão do Teatro como disciplina no curriculo do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/13297pt_PT
dc.identifier.tid202709914
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/13297
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectEducação artísticapt_PT
dc.subjectTeatro na educaçãopt_PT
dc.subjectTeatro no 2º ciclopt_PT
dc.subjectPrograma de teatropt_PT
dc.subjectArts educationpt_PT
dc.subjectTheater in educationpt_PT
dc.subjectTheather in primary educationpt_PT
dc.subjectTheater programmept_PT
dc.subjectCurriculumpt_PT
dc.titleA inclusão do Teatro como disciplina no curriculo do 2.º ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Artística

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A inclusa_o do teatro como disciplina no curriculo do 2.º ciclo do ensino ba´sico.pdf
Size:
5.63 MB
Format:
Adobe Portable Document Format