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- Análise quantitativa das aplicações do Lean nas publicações científicas nas duas últimas décadasPublication . Rei, Bruno Miguel Alexandre; Dias, Ana Sofia Martins da EiraDevido ao crescimento populacional e ao aumento da competitividade nos mercados, a nível global, os japoneses da Toyota desenvolveram e aperfeiçoaram o Toyota Production System, entre 1940 e 1970, que lhes permitiu uma articulação adequada com tais mercados, de forma a sobreviver ao constante dinamismo e às exigências que os caracterizam, principalmente durante uma das crises mais marcantes na história da indústria - a crise do petróleo. Esta forma de trabalho inovadora, mais tarde denominada por Lean, permitiu a esta empresa evitar ao máximo a ocorrência de falhas durante os processos, e de garantir que todos estes agreguem valor ao produto ou serviço final. A filosofia Lean foca-se na redução dos desperdícios, sem comprometer a qualidade dos produtos e a satisfação do cliente. Esta filosofia, que é suportada por diversos métodos e ferramentas, é apresentada numa vasta gama de trabalhos científicos, tanto de cariz puramente académico, como incluindo estudos de caso realizados em ambiente industrial. Assim, este trabalho de investigação tem como principal objetivo, apresentar uma análise quantitaiva sobre os estudos que têm sido realizados nas última duas décadas, sobre o Lean. Pretendem-se analisar os tipo e fontes de informação que a comunidade científica tem reunida sobre o pensamento Lean, em termos de artigos científicos existentes em sites, que fornecem acesso baseado em assinaturas a várias bases de dados, como é o caso da Web of Science. Posto isto, de modo a organizar a informação sobre a temática do pensamento Lean e com o objetivo de apurar como, quando, e por quem este é abordado em ambiente académico e industrial, foram considerados 194 artigos referentes a estudos de caso, onde é evidente a sua aplicabilidade prática. Como resultado do estudo em causa, concluiu-se que de uma forma geral os métodos e ferramentas, quando empregues aos diversos tipos de indústria, levam à obtenção de ganhos significativos para as organizações que os implementam, o que comprovou que o Lean é uma filosofia universal, devido à sua versatilidade e aos benefícios que dela advêm.
- Vacuum structure of the Z(2) symmetric Georgi-Machacek modelPublication . Azevedo, Duarte; Ferreira, Pedro Miguel; Logan, Heather E.; Santos, RuiWe discuss the vacuum structure of a version of the Georgi-Machecek model with an exact Z(2) symmetry acting on the triplet fields. Besides the usual custodial-symmetric model, with rho = 1 at tree-level, a model with a dark matter candidate is also viable. The other phases of the model lead to electric charge breaking, a wrong pattern of electroweak symmetry breaking or to rho not equal 1 at tree-level. We derive conditions to have an absolute minimum in each of the two viable phases, the custodial and the dark matter phases.
- A inclusão do Teatro como disciplina no curriculo do 2.º ciclo do Ensino BásicoPublication . Miranda, Rita Alexandre Dias Cardoso Fonseca; Falcão, MiguelA Educação Artística está presente no processo de aprendizagem das crianças desde tenra idade. Por conseguinte, compete à Escola o papel de educar desde cedo e de forma continuada a relação com as diferentes áreas do conhecimento, promovendo o desenvolvimento pelos alunos de competências que lhes permitam questionar os saberes estabelecidos, tendo o Teatro essa capacidade multidisciplinar de integrar conhecimentos emergentes, comunicar eficientemente e resolver problemas complexos. O presente projeto foi desenvolvido numa instituição do ensino particular, situada no concelho de Alcochete, tendo como questão de partida: “Como criar e implementar a disciplina de Teatro no 2.º ciclo, num estabelecimento de ensino da rede privada na área metropolitana de Lisboa, no quadro da legislação produzida sobre autonomia e flexibilidade curricular?”. Este projeto do tipo investigação-ação segue uma metodologia qualitativa e enquadra-se no paradigma interpretativo. Esta metodologia permitiu estudar e reorganizar as experiências artísticas e teatrais realizadas enquanto disciplina curricular, com alunos do 5.º e do 6.º anos de escolaridade e procurou cumprir os seguintes objetivos: (i) conceber uma estrutura programática que se enquadre no currículo do 2.º ciclo do ensino básico e que se articule com os documentos orientadores para a área de teatro dos ciclos adjacentes; (ii) descrever e analisar as práticas de implementação da disciplina de Teatro no 2.º ciclo do ensino básico; e (iii) perceber como é avaliada, pela comunidade escolar, a inclusão da disciplina de Teatro na oferta curricular do 2.º ciclo do ensino básico. O estudo, para além de pesquisa documental, exigiu a elaboração do Programa da disciplina de Teatro criado especificamente com este propósito, o planeamento geral da intervenção e as planificações de aula, o registo regular em notas de campo e a aplicação de questionários, que, no conjunto e uma vez triangulados, permitiram dar resposta à questão principal da pesquisa e cumprir os objetivos estabelecidos. Os resultados obtidos confirmam o reconhecimento da importância que a presença do Teatro tem em contexto curricular, no desenvolvimento de competências a nível pessoal, artístico e cultural dos jovens, realçando, também, a relevância da continuidade pedagógica desta disciplina ao longo do percurso escolar dos alunos