Repository logo
 
Publication

Organização do espaço e materiais da sala de atividades: fator de aprendizagem e desenvolvimento da criança

dc.contributor.advisorBrito, Ritapt_PT
dc.contributor.authorFaria, Maria João Soares Lobato de
dc.date.accessioned2019-02-07T10:55:15Z
dc.date.available2019-02-07T10:55:15Z
dc.date.issued2018-04-26
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO trabalho aqui apresentado insere-se no âmbito do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar, mais concretamente na Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II em Educação Pré-Escolar (PPS II), na Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx). Neste relatório apresento a prática profissional por mim desenvolvida ao longo deste tempo. Trata-se de uma abordagem crítica, reflexiva e avaliativa da intervenção pedagógica por mim desenvolvida com crianças dos 3 aos 6 anos de idade. Apresento e fundamento uma investigação por mim realizada e referente à organização do espaço e materiais como fator de aprendizagem e desenvolvimento da criança. O interesse por esta problemática surgiu em consequência do grupo de crianças ter expressado oralmente o desejo de serem elas a organizar a sala de acordo com o seu gosto e de modo a poderem ser autónomas na escolha, utilização e arrumação dos materiais pedagógicos, jogos, livros, brinquedos. “Na conversa do tapete algumas crianças disseram que gostavam de organizar a sala e os espaços a seu gosto” (Notas de campo dia 3/10/2017). Deste modo, a organização do espaço e materiais foi um aspeto a que prestei muita atenção na minha intervenção pedagógica dado o meu objetivo de ajudar, orientar as crianças na reorganização da sua sala de atividades. Ao longo da minha práxis pude constatar que a organização do espaço condiciona não só a dinâmica e aprendizagens das crianças como a ação pedagógica do educador, pelo que merece toda a atenção do educador. Fazendo uma retrospetiva do trabalho desenvolvido posso afirmar que a organização da sala propiciou o desenvolvimento das competências pessoais e sociais deste grupo, as relações afetivas, favoreceu a integração de todas as crianças ao permitir uma variedade de atividades que deu resposta aos diferentes interesses e caraterísticas das crianças, promovendo a cooperação e a partilha e facilitando a construção de conhecimento e desenvolvimento da autonomia.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationFaria, M. J. S. (2018). Organização do espaço e materiais da sala de atividades: fator de aprendizagem e desenvolvimento da criança (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/9460pt_PT
dc.identifier.tid202034763
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9460
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectEspaços e materiaispt_PT
dc.subjectSala de atividadespt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.subjectSpaces and materialspt_PT
dc.subjectActivity roompt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectInvestigationpt_PT
dc.titleOrganização do espaço e materiais da sala de atividades: fator de aprendizagem e desenvolvimento da criançapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
MariaJoaoFaria_2016465_organizaçaodoespaçoemateriaisdasaladeatividades-fatordedesenvolvimentodacriança.pdf
Size:
5.93 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: