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Advisor(s)
Abstract(s)
O trabalho aqui apresentado insere-se no âmbito do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar, mais concretamente na Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II em Educação Pré-Escolar (PPS II), na Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx).
Neste relatório apresento a prática profissional por mim desenvolvida ao longo deste tempo. Trata-se de uma abordagem crítica, reflexiva e avaliativa da intervenção pedagógica por mim desenvolvida com crianças dos 3 aos 6 anos de idade.
Apresento e fundamento uma investigação por mim realizada e referente à organização do espaço e materiais como fator de aprendizagem e desenvolvimento da criança. O interesse por esta problemática surgiu em consequência do grupo de crianças ter expressado oralmente o desejo de serem elas a organizar a sala de acordo com o seu gosto e de modo a poderem ser autónomas na escolha, utilização e arrumação dos materiais pedagógicos, jogos, livros, brinquedos.
“Na conversa do tapete algumas crianças disseram que gostavam de organizar a sala e os espaços a seu gosto” (Notas de campo dia 3/10/2017).
Deste modo, a organização do espaço e materiais foi um aspeto a que prestei muita atenção na minha intervenção pedagógica dado o meu objetivo de ajudar, orientar as crianças na reorganização da sua sala de atividades.
Ao longo da minha práxis pude constatar que a organização do espaço condiciona não só a dinâmica e aprendizagens das crianças como a ação pedagógica do educador, pelo que merece toda a atenção do educador.
Fazendo uma retrospetiva do trabalho desenvolvido posso afirmar que a organização da sala propiciou o desenvolvimento das competências pessoais e sociais deste grupo, as relações afetivas, favoreceu a integração de todas as crianças ao permitir uma variedade de atividades que deu resposta aos diferentes interesses e caraterísticas das crianças, promovendo a cooperação e a partilha e facilitando a construção de conhecimento e desenvolvimento da autonomia.
Description
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
Keywords
Criança Espaços e materiais Sala de atividades Aprendizagem Investigação-ação Children Spaces and materials Activity room Learning Investigation
Citation
Faria, M. J. S. (2018). Organização do espaço e materiais da sala de atividades: fator de aprendizagem e desenvolvimento da criança (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/9460