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Projeto de consolidação de uma comunidade de prática online de partilha de práticas digitais

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No momento atual, o futuro da educação está a ser equacionado por vários setores da sociedade, sendo importante que as instituições de ensino superior (em particular, as que contemplam na sua missão a formação de professores) dinamizem, em articulação com docentes de outros níveis de ensino, espaços de partilha e reflexão sobre o papel que deve desempenhar a tecnologia digital na reconfiguração dos processos de ensino e aprendizagem. A criação de espaços de reflexão em torno das práticas e da utilização de tecnologias na educação pode ser uma estratégia para aproximar docentes e futuros docentes, integrando-os na discussão das políticas educativas, no âmbito da transição digital no ensino e na discussão em torno da utilização de plataformas sociais na educação e monitorização de dados, para implementação de novas práticas nos processos de ensino e aprendizagem. Esses podem ser também espaços que promovam ações de formação alinhadas com as propostas do DigComp - Quadro Europeu de Referência para a Competência Digital (Lucas & Moreira, 2017), que viabilizem a colaboração entre docentes e futuros docentes para o desenvolvimento de competências digitais e para a criação de recursos educativos digitais abertos e de qualidade. É neste contexto que, no âmbito do projeto Comunidade RED: construção e monitorização de uma plataforma digital de formação, criação, partilha e reflexão, foi criada uma plataforma digital sem fins comerciais, que pretende promover a discussão, a partilha de práticas e o desenvolvimento de competências digitais dos docentes e futuros docentes. Potenciando o investimento que a Escola Superior de Educação tem feito na área das tecnologias digitais ao nível da formação, da criação de recursos educativos digitais e da investigação, esta plataforma visa consolidar a comunidade de prática que tem emergido informalmente a partir da formação de professores ministrada nesta instituição. Neste contexto, observa-se que, findo o período de formação, esta comunidade se tem dispersado, não existindo redes de conetividade eficazes que garantam uma efetiva partilha de experiências e reflexão em torno das práticas digitais em contexto educativo. É a partir da identificação desta lacuna que surge a ideia de criar um espaço virtual que (i) reúna os professores que terminam etapas de formação em torno da utilização de tecnologias na educação, permitindo que estes continuem a refletir e a colaborar; (ii) crie sinergias entre professores que se encontram no ativo e futuros professores em formação. O desenvolvimento da plataforma digital baseia-se nas metodologias utilizadas para o desenvolvimento de projectos multimédia, seguindo em particular os métodos utilizados nos modelos ágeis, que se caracterizam pela organização das fases de desenvolvimento dos projectos em ciclos curtos de protótipo, criação e teste. Especificamente, este projecto adopta o quadro formal do Design Thinking, um método que utiliza um processo interativo centrado no utilizador, orientado para apoiar processos criativos de design, visando a resolução de problemas. Nesta comunicação, propõe-se a apresentação do processo de conceção e desenvolvimento da plataforma digital e das estratégias de comunicação adotadas para a divulgação da plataforma. Lucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Universidade de Aveiro.

Description

Keywords

Comunidade de prática digitais Plataformas digitais Redes de partilha Educação IPL/2021/ComRED

Citation

Rodrigues, R.P., Souza, J., Palma, N. & Cardoso, A. (2024, jan, 24-26). Projeto de consolidação de uma comunidade de prática online de partilha de práticas digitais. Comunicação apresentada no XIII Congresso da Sopcom: Comunicação, Culturas e Comunidades, Universidade do Minho, em Braga, Portugal.

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CECS – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
Sopcom – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação