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Advisor(s)
Abstract(s)
No momento atual, o futuro da educação está a ser equacionado por vários setores da
sociedade, sendo importante que as instituições de ensino superior (em particular, as que
contemplam na sua missão a formação de professores) dinamizem, em articulação com
docentes de outros níveis de ensino, espaços de partilha e reflexão sobre o papel que deve
desempenhar a tecnologia digital na reconfiguração dos processos de ensino e
aprendizagem.
A criação de espaços de reflexão em torno das práticas e da utilização de tecnologias na
educação pode ser uma estratégia para aproximar docentes e futuros docentes,
integrando-os na discussão das políticas educativas, no âmbito da transição digital no
ensino e na discussão em torno da utilização de plataformas sociais na educação e
monitorização de dados, para implementação de novas práticas nos processos de ensino
e aprendizagem.
Esses podem ser também espaços que promovam ações de formação alinhadas com as
propostas do DigComp - Quadro Europeu de Referência para a Competência Digital (Lucas
& Moreira, 2017), que viabilizem a colaboração entre docentes e futuros docentes para o
desenvolvimento de competências digitais e para a criação de recursos educativos
digitais abertos e de qualidade.
É neste contexto que, no âmbito do projeto Comunidade RED: construção e monitorização
de uma plataforma digital de formação, criação, partilha e reflexão, foi criada uma
plataforma digital sem fins comerciais, que pretende promover a discussão, a partilha de
práticas e o desenvolvimento de competências digitais dos docentes e futuros docentes.
Potenciando o investimento que a Escola Superior de Educação tem feito na área das
tecnologias digitais ao nível da formação, da criação de recursos educativos digitais e da
investigação, esta plataforma visa consolidar a comunidade de prática que tem emergido
informalmente a partir da formação de professores ministrada nesta instituição. Neste
contexto, observa-se que, findo o período de formação, esta comunidade se tem
dispersado, não existindo redes de conetividade eficazes que garantam uma efetiva
partilha de experiências e reflexão em torno das práticas digitais em contexto educativo.
É a partir da identificação desta lacuna que surge a ideia de criar um espaço virtual que
(i) reúna os professores que terminam etapas de formação em torno da utilização de
tecnologias na educação, permitindo que estes continuem a refletir e a colaborar; (ii) crie
sinergias entre professores que se encontram no ativo e futuros professores em
formação.
O desenvolvimento da plataforma digital baseia-se nas metodologias utilizadas para o
desenvolvimento de projectos multimédia, seguindo em particular os métodos utilizados
nos modelos ágeis, que se caracterizam pela organização das fases de desenvolvimento
dos projectos em ciclos curtos de protótipo, criação e teste. Especificamente, este
projecto adopta o quadro formal do Design Thinking, um método que utiliza um processo
interativo centrado no utilizador, orientado para apoiar processos criativos de design,
visando a resolução de problemas.
Nesta comunicação, propõe-se a apresentação do processo de conceção e
desenvolvimento da plataforma digital e das estratégias de comunicação adotadas para a
divulgação da plataforma.
Lucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência
Digital para Educadores. Universidade de Aveiro.
Description
Keywords
Comunidade de prática digitais Plataformas digitais Redes de partilha Educação IPL/2021/ComRED
Citation
Rodrigues, R.P., Souza, J., Palma, N. & Cardoso, A. (2024, jan, 24-26). Projeto de consolidação de uma comunidade de prática online de partilha de práticas digitais. Comunicação apresentada no XIII Congresso da Sopcom: Comunicação, Culturas e Comunidades, Universidade do Minho, em Braga, Portugal.
Publisher
CECS – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
Sopcom – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
Sopcom – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação