Publication
Projeto de consolidação de uma comunidade de prática online de partilha de práticas digitais
dc.contributor.author | Rodrigues, Ricardo Pereira | |
dc.contributor.author | Souza, Joana | |
dc.contributor.author | Palma, Nuno | |
dc.contributor.author | Cardoso, Adriana | |
dc.date.accessioned | 2024-02-15T09:32:40Z | |
dc.date.available | 2024-02-15T09:32:40Z | |
dc.date.issued | 2024-01-24 | |
dc.description.abstract | No momento atual, o futuro da educação está a ser equacionado por vários setores da sociedade, sendo importante que as instituições de ensino superior (em particular, as que contemplam na sua missão a formação de professores) dinamizem, em articulação com docentes de outros níveis de ensino, espaços de partilha e reflexão sobre o papel que deve desempenhar a tecnologia digital na reconfiguração dos processos de ensino e aprendizagem. A criação de espaços de reflexão em torno das práticas e da utilização de tecnologias na educação pode ser uma estratégia para aproximar docentes e futuros docentes, integrando-os na discussão das políticas educativas, no âmbito da transição digital no ensino e na discussão em torno da utilização de plataformas sociais na educação e monitorização de dados, para implementação de novas práticas nos processos de ensino e aprendizagem. Esses podem ser também espaços que promovam ações de formação alinhadas com as propostas do DigComp - Quadro Europeu de Referência para a Competência Digital (Lucas & Moreira, 2017), que viabilizem a colaboração entre docentes e futuros docentes para o desenvolvimento de competências digitais e para a criação de recursos educativos digitais abertos e de qualidade. É neste contexto que, no âmbito do projeto Comunidade RED: construção e monitorização de uma plataforma digital de formação, criação, partilha e reflexão, foi criada uma plataforma digital sem fins comerciais, que pretende promover a discussão, a partilha de práticas e o desenvolvimento de competências digitais dos docentes e futuros docentes. Potenciando o investimento que a Escola Superior de Educação tem feito na área das tecnologias digitais ao nível da formação, da criação de recursos educativos digitais e da investigação, esta plataforma visa consolidar a comunidade de prática que tem emergido informalmente a partir da formação de professores ministrada nesta instituição. Neste contexto, observa-se que, findo o período de formação, esta comunidade se tem dispersado, não existindo redes de conetividade eficazes que garantam uma efetiva partilha de experiências e reflexão em torno das práticas digitais em contexto educativo. É a partir da identificação desta lacuna que surge a ideia de criar um espaço virtual que (i) reúna os professores que terminam etapas de formação em torno da utilização de tecnologias na educação, permitindo que estes continuem a refletir e a colaborar; (ii) crie sinergias entre professores que se encontram no ativo e futuros professores em formação. O desenvolvimento da plataforma digital baseia-se nas metodologias utilizadas para o desenvolvimento de projectos multimédia, seguindo em particular os métodos utilizados nos modelos ágeis, que se caracterizam pela organização das fases de desenvolvimento dos projectos em ciclos curtos de protótipo, criação e teste. Especificamente, este projecto adopta o quadro formal do Design Thinking, um método que utiliza um processo interativo centrado no utilizador, orientado para apoiar processos criativos de design, visando a resolução de problemas. Nesta comunicação, propõe-se a apresentação do processo de conceção e desenvolvimento da plataforma digital e das estratégias de comunicação adotadas para a divulgação da plataforma. Lucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Universidade de Aveiro. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Projeto Comunidade RED: construção e monitorização de uma plataforma digital de formação, criação, partilha e reflexão, desenvolvido com o apoio do Instituto Politécnico de Lisboa, no âmbito do Concurso IDI&CA - refª IPL/2021/ComRED | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.citation | Rodrigues, R.P., Souza, J., Palma, N. & Cardoso, A. (2024, jan, 24-26). Projeto de consolidação de uma comunidade de prática online de partilha de práticas digitais. Comunicação apresentada no XIII Congresso da Sopcom: Comunicação, Culturas e Comunidades, Universidade do Minho, em Braga, Portugal. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/17112 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CECS – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade | pt_PT |
dc.publisher | Sopcom – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://sopcom.pt/category/xiii-congresso-da-sopcom/ | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Comunidade de prática digitais | pt_PT |
dc.subject | Plataformas digitais | pt_PT |
dc.subject | Redes de partilha | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | IPL/2021/ComRED | pt_PT |
dc.title | Projeto de consolidação de uma comunidade de prática online de partilha de práticas digitais | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Universidade do Minho, em Braga, Portugal | pt_PT |
oaire.citation.title | XIII Congresso da Sopcom: Comunicação, Culturas e Comunidades | pt_PT |
person.familyName | Pereira Rodrigues | |
person.familyName | Souza | |
person.familyName | Palma | |
person.familyName | Cardoso | |
person.givenName | Ricardo André | |
person.givenName | Joana | |
person.givenName | Nuno | |
person.givenName | Adriana | |
person.identifier.ciencia-id | B516-0DA3-360D | |
person.identifier.ciencia-id | 4C10-FDA4-6647 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4944-7420 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2203-7835 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4614-6518 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3551-0740 | |
person.identifier.scopus-author-id | 47561208400 | |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 4a895b25-e346-4a9f-a211-6884e894d50c | |
relation.isAuthorOfPublication | f6b1e111-7509-46d6-8874-1a334d325aef | |
relation.isAuthorOfPublication | a58d8ff1-7da5-4b02-9040-139ce1b36d0f | |
relation.isAuthorOfPublication | 3a2df282-b948-491a-a82c-36146974cb6a | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | a58d8ff1-7da5-4b02-9040-139ce1b36d0f |