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Advisor(s)
Abstract(s)
Os estudantes de ensino superior de algumas áreas da saúde possuem risco de exposição a radiações. Este facto levou à necessidade de aplicação de legislação, bem como à definição de estratégias de proteção contra radiações. Assim, está regulamentada a obrigatoriedade de monitorização individual através de dosímetros individuais dos sujeitos suscetíveis de receber “doses anuais superiores a um décimo dos limites da dose anual fixada para os trabalhadores”. Não obstante a existência de regulamentação a literatura tem vindo a apontar para a existência de desconfianças e incertezas quanto aos valores das leituras dosimétricas. Denota-se ainda que as perceções de riscos são subjetivas e que influenciam fortemente os comportamentos e atitudes dos sujeitos. Objetivos do estudo: 1) Avaliar o grau de confiança dos estudantes de saúde, expostos a radiações ionizantes, nas leituras de dosimetria individual; 2) Avaliar atitudes/comportamentos dos estudantes expostos a radiações ionizantes; 3) Delinear um plano de intervenção para potenciar mudanças de comportamentos/atitudes, no sentido de os otimizar em Proteção e Segurança contra as Radiações.
Description
Keywords
Saúde ocupacional Segurança radiológica Radiação ionizante Dosimetria Meio escolar Ensino superior
Pedagogical Context
Citation
Sousa B, Canhoto J, Grilo A, Ferreira A, Caetano M, Fonseca V, Carapinha MJ. Conhecimentos, atitudes e práticas dos estudantes em relação à exposição ocupacional a radiações ionizantes. In: Reunião Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (RACS), ESTeSL (Portugal), 30 de março a 1 de abril de 2017.