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Advisor(s)
Abstract(s)
As mensagens publicitárias têm que ser precisas em relação aos objectivos que pretendem
atingir, assim, de forma explícita ou implícita, têm que veicular informações nos seus
conteúdos em relação aos produtos ou marcas que estão a publicitar.
O discurso que a mensagem transmite encontra-se estruturado para ser persuasivo e
materializado num determinado estilo de linguagem. Esta organização tem de ser apoiada
em conteúdos que sejam redundantes e evidentes para o público-alvo, de modo a que o
trabalho cognitivo e de processamento de informação seja reduzido e que vá ao encontro do
seu património, para que o consumidor efectue associações de tal modo que se tornem os
elementos centrais da sua representação.
As representações de cenas da vida quotidiana em que as personagens desempenham
papéis, que são muitos dos que as pessoas podem realizar com a utilização dos produtos ou
marcas, são elementos centrais para veicular informações e significados.
Os produtos necessitam de informações baseadas em factos para ensinar e educar os
consumidores na sua utilização. É uma informação factual que pode ser verificável e
organizada de uma forma lógica em torno dos atributos do produto, para valorizar o
produto.
Finalmente, as mensagens são difundidas com determinados estilos de linguagem, os quais
são utilizados de acordo com os objectivos que se pretendem realizar. Será de forma rápida
caso se pretenda utilizar os efeitos da distracção e de uma forma lenta se pelo contrário se
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pretende uma boa assimilação e percepção clara. Pode ser transmitido através de um estilo
vigoroso e forte para mostrar confiança, com uma linguagem intensa para dar relevo ao
objecto.
Description
Keywords
Publicidade Persuasão Apelos publicitários Tipos de discurso Valores sociais Estilos de vida
Citation
Pereira, F.C., & Veríssimo, J. (2003, março, 25). Persuasão e publicidade. [Comunicação oral]. I Encontro do Observatório da Publicidade, Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboa, Portugal.
Publisher
Instituto do Consumidor
Instituto Politécnico de Lisboa
Instituto Politécnico de Lisboa