Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Design escolar: um estudo das relações entre o design gráfico e os manuais escolares do ensino primário

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
CUICIID 2023 Design escolar.pdf223.65 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Nos últimos anos, os manuais escolares têm sido um elemento de referência para o ensino. O designer é um agente ativo na construção cultural. Não há neutralidade no design, uma vez que as escolhas feitas e as mensagens transmitidas serão um elemento constituinte de uma realidade cultural pública. Neste sentido, as escolhas, os códigos visuais e verbais utilizados, as mensagens ou poderes oferecidos devem ser direcionados com intencionalidade e rigor crítico. Assim, tendo em conta a relevância dos manuais referidos, surge este trabalho que tem como principais objetivos investigar o papel do design gráfico na sua conceção; averiguar o grau de importância que os professores atribuem a um processo de ensino/aprendizagem; problematizar a forma como as referências do campo teórico do design se manifestam. Pretende-se identificar as estratégias desenvolvidas no design do manual escolar em Portugal, permitindo aos professores do ensino primário promover um ensino bem-sucedido e criar o gosto pelo aprendizado nos alunos. A pesquisa envolveu 800 professores do ensino primário, com análise de 15 manuais escolares adotados no ano letivo 2012/2013 e entrevistas com 6 professores de um agrupamento de escolas de Lisboa. Considerando a continuação dos objetivos, foram analisadas as respostas dos professores aos questionários, às entrevistas e foi feita a análise dos manuais escolares. Os resultados permitem concluir que o design gráfico é importante, revelando-se como um elemento adicional capaz de orientar a análise de elementos, conteúdos e significados das mensagens visuais. A análise global dos dados revelou que os designers recorrem a quase todas as técnicas visuais, permitindo também compreender que existem algumas tendências tanto em termos das técnicas mais utilizadas como da relação destas com as disciplinas e, por sua vez, com as editoras. Por outro lado, os professores consideram os manuais escolares como uma ferramenta de trabalho que acaba por ser um guia para o seu trabalho. O manual revela-se como o epicentro na dinâmica diária das salas de aula, desempenhando um papel notável na motivação das crianças que estabelecem laços afetivos com o seu manual escolar. Para as famílias, o manual escolar permite acompanhar a evolução dos seus educandos.

Description

Keywords

Design gráfico Manuais escolares Aprendizagem Práticas de ensino Reconhecimento do design

Citation

Araújo, S. (2023, outubro, 4-6). Design escolar: Um estudo das relações entre o design gráfico e os manuais escolares do ensino primário. Comunicação apresentada no Congresso CUICIID 2023 – Congresso Universitario Internacional sobre Comunicación, Innovación, Investigación, y Docencia, Madrid, Espanha.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

OITEC-Observatorio para la Innovación Tecnológica en Educación y Comunicación
Peter Lang - International Academic Publishers
Fórum - Internacional de Comunicación y Relaciones Públicas