Repository logo
 
Publication

Design escolar: um estudo das relações entre o design gráfico e os manuais escolares do ensino primário

dc.contributor.authorAraújo, Susana
dc.date.accessioned2024-01-15T12:06:46Z
dc.date.available2024-01-15T12:06:46Z
dc.date.issued2023-10-06
dc.description.abstractNos últimos anos, os manuais escolares têm sido um elemento de referência para o ensino. O designer é um agente ativo na construção cultural. Não há neutralidade no design, uma vez que as escolhas feitas e as mensagens transmitidas serão um elemento constituinte de uma realidade cultural pública. Neste sentido, as escolhas, os códigos visuais e verbais utilizados, as mensagens ou poderes oferecidos devem ser direcionados com intencionalidade e rigor crítico. Assim, tendo em conta a relevância dos manuais referidos, surge este trabalho que tem como principais objetivos investigar o papel do design gráfico na sua conceção; averiguar o grau de importância que os professores atribuem a um processo de ensino/aprendizagem; problematizar a forma como as referências do campo teórico do design se manifestam. Pretende-se identificar as estratégias desenvolvidas no design do manual escolar em Portugal, permitindo aos professores do ensino primário promover um ensino bem-sucedido e criar o gosto pelo aprendizado nos alunos. A pesquisa envolveu 800 professores do ensino primário, com análise de 15 manuais escolares adotados no ano letivo 2012/2013 e entrevistas com 6 professores de um agrupamento de escolas de Lisboa. Considerando a continuação dos objetivos, foram analisadas as respostas dos professores aos questionários, às entrevistas e foi feita a análise dos manuais escolares. Os resultados permitem concluir que o design gráfico é importante, revelando-se como um elemento adicional capaz de orientar a análise de elementos, conteúdos e significados das mensagens visuais. A análise global dos dados revelou que os designers recorrem a quase todas as técnicas visuais, permitindo também compreender que existem algumas tendências tanto em termos das técnicas mais utilizadas como da relação destas com as disciplinas e, por sua vez, com as editoras. Por outro lado, os professores consideram os manuais escolares como uma ferramenta de trabalho que acaba por ser um guia para o seu trabalho. O manual revela-se como o epicentro na dinâmica diária das salas de aula, desempenhando um papel notável na motivação das crianças que estabelecem laços afetivos com o seu manual escolar. Para as famílias, o manual escolar permite acompanhar a evolução dos seus educandos.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationAraújo, S. (2023, outubro, 4-6). Design escolar: Um estudo das relações entre o design gráfico e os manuais escolares do ensino primário. Comunicação apresentada no Congresso CUICIID 2023 – Congresso Universitario Internacional sobre Comunicación, Innovación, Investigación, y Docencia, Madrid, Espanha.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16880
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherOITEC-Observatorio para la Innovación Tecnológica en Educación y Comunicaciónpt_PT
dc.publisherPeter Lang - International Academic Publisherspt_PT
dc.publisherFórum - Internacional de Comunicación y Relaciones Públicaspt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://cuiciid.net/pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectDesign gráficopt_PT
dc.subjectManuais escolarespt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectPráticas de ensinopt_PT
dc.subjectReconhecimento do designpt_PT
dc.titleDesign escolar: um estudo das relações entre o design gráfico e os manuais escolares do ensino primáriopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidad Complutense, Madrid, Espanhapt_PT
oaire.citation.titleXIII Congresso CUICIID 2023 – Congresso Universitario Internacional sobre Comunicación, Innovación, Investigación, y Docenciapt_PT
person.familyNamede Oliveira Ferreira de Araújo
person.givenNameSusana Raquel
person.identifier.ciencia-idA31C-FF4D-DB37
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationa31fa89c-1581-4c2a-b4f3-8643e53aaf9d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya31fa89c-1581-4c2a-b4f3-8643e53aaf9d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
CUICIID 2023 Design escolar.pdf
Size:
223.65 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: