Browsing by Issue Date, starting with "2023-10-06"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação externa das escolas: conceções de educadoras de infância e um diretorPublication . Fernandes, Ana Sofia Varela; Tomás, Catarina AlmeidaA avaliação como prática é frequente no dia a dia das organizações educativas. Em Portugal, através da Avaliação Externa das Escolas (AEE), são recolhidos dados em diferentes domínios, com vista à melhoria da qualidade das práticas educativas, mas também como forma de regulação e prestação de contas do que é feito. É a partir destes pressupostos que se desenvolveu a dissertação que tem como objetivos: mapear a produção académica realizada sobre a AEE, entre 2010 e 2021; caraterizar as perspetivas de educadoras de infância de um Agrupamento de Escolas de Lisboa sobre a avaliação externa das escolas e a relação com as suas práticas pedagógicas e identificar as estratégias adotadas, a partir dos discursos das educadoras e do diretor do agrupamento de escolas, que deram resposta aos problemas identificados pela AEE, que se realizou em 2016/2017. Metodologicamente foi realizado um estudo de natureza qualitativa e os dados foram recolhidos através da análise documental e entrevistas semiestruturadas a três educadoras de infância e a um diretor. A análise de conteúdo foi a técnica utilizada para realizar a análise e a discussão de dados. A investigação evidencia uma perspetiva e uma memória positiva face à AEE pelos participantes no estudo. Apontam o trabalho colaborativo e em articulação e a reflexão da prática como consequências decorrentes do processo. Ainda assim, são críticos quanto ao papel da inspeção e sua ação durante a visita aos estabelecimentos educativos e a (não) consideração, na sua opinião, de dimensões geosociais no processo de avaliação.
- La persuasión silenciosa en la publicidad de modaPublication . Pina, Helena FigueiredoA investigação tem como objetivo contribuir para a problemática dos efeitos da exposição às imagens dos media junto dos jovens. A publicidade de moda dirigida aos jovens é um veículo privilegiado de transmissão de padrões idealizados e irrealistas e dos seus valores subjacentes. A mensagem publicitária é uma mensagem persuasiva, construída de forma intencional para influenciar o público a que se destina. O tema central desta investigação é a análise da publicidade de moda dirigida aos jovens de ambos os géneros, para revelar a sua estrutura de significação nas suas várias dimensões, tanto explícitas como implícitas e desvendar os mecanismos latentes através dos quais se produz o seu efeito de persuasão. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa exaustiva, sistemática e rigorosa das mensagens publicitárias de moda, inseridas em duas revistas juvenis de ‘estilo de vida’ (uma dirigida ao género feminino e outra dirigida ao género masculino) publicadas ao longo de cinco anos, com um total de 98 edições mensais. Deste conjunto de edições, foram recolhidos 545 mensagens publicitárias diferentes, cuja análise categorial temática de conteúdo permitiu a sua desconstrução e caracterização. O posterior tratamento estatístico dos dados possibilitou a identificação de tipos de mensagem distintos e claramente agrupados. Testes de independência confirmaram a significância da relação entre as variáveis e os perfis de anúncios encontrados. Os resultados permitiram distinguir mensagens com perfis diferentes de acordo com o género e que possuem um padrão muito marcado. A principal conclusão é de que, para além da presença dos ideais corporais estereotipados, existe uma mensagem implícita que se baseia na utilização de uma estratégia de influência emocional, em que a persuasão passa sobretudo pela linguagem corporal dos modelos humanos retratados. Essa mensagem subtil é enquadrada num tipo de publicidade visual, aparentemente inocente. Essa mensagem latente é construída de forma diferente em função do género, sendo suscetível de provocar reações distintas. Reunindo os contributos de diversas áreas científicas foi possível revelar os mecanismos persuasivos utilizados e sugerir possíveis explicações da sua forma de atuação, que resultam em interessantes insights para a compreensão e explicação dos mecanismos de persuasão em presença. Assim, é possível que a linguagem corporal das personagens da publicidade funcione como uma variável moderadora do impacto da exposição às imagens da publicidade de moda junto dos jovens, ampliando ou esbatendo os seus efeitos.
- Design escolar: um estudo das relações entre o design gráfico e os manuais escolares do ensino primárioPublication . Araújo, SusanaNos últimos anos, os manuais escolares têm sido um elemento de referência para o ensino. O designer é um agente ativo na construção cultural. Não há neutralidade no design, uma vez que as escolhas feitas e as mensagens transmitidas serão um elemento constituinte de uma realidade cultural pública. Neste sentido, as escolhas, os códigos visuais e verbais utilizados, as mensagens ou poderes oferecidos devem ser direcionados com intencionalidade e rigor crítico. Assim, tendo em conta a relevância dos manuais referidos, surge este trabalho que tem como principais objetivos investigar o papel do design gráfico na sua conceção; averiguar o grau de importância que os professores atribuem a um processo de ensino/aprendizagem; problematizar a forma como as referências do campo teórico do design se manifestam. Pretende-se identificar as estratégias desenvolvidas no design do manual escolar em Portugal, permitindo aos professores do ensino primário promover um ensino bem-sucedido e criar o gosto pelo aprendizado nos alunos. A pesquisa envolveu 800 professores do ensino primário, com análise de 15 manuais escolares adotados no ano letivo 2012/2013 e entrevistas com 6 professores de um agrupamento de escolas de Lisboa. Considerando a continuação dos objetivos, foram analisadas as respostas dos professores aos questionários, às entrevistas e foi feita a análise dos manuais escolares. Os resultados permitem concluir que o design gráfico é importante, revelando-se como um elemento adicional capaz de orientar a análise de elementos, conteúdos e significados das mensagens visuais. A análise global dos dados revelou que os designers recorrem a quase todas as técnicas visuais, permitindo também compreender que existem algumas tendências tanto em termos das técnicas mais utilizadas como da relação destas com as disciplinas e, por sua vez, com as editoras. Por outro lado, os professores consideram os manuais escolares como uma ferramenta de trabalho que acaba por ser um guia para o seu trabalho. O manual revela-se como o epicentro na dinâmica diária das salas de aula, desempenhando um papel notável na motivação das crianças que estabelecem laços afetivos com o seu manual escolar. Para as famílias, o manual escolar permite acompanhar a evolução dos seus educandos.