Repository logo
 
Publication

Influência das plataformas digitais no comportamento dos jovens ouvintes de rádio em Portugal

dc.contributor.advisorMontargil, Filipept_PT
dc.contributor.authorGouveia, Maria Inês Sousa
dc.date.accessioned2023-02-14T15:37:24Z
dc.date.available2023-02-14T15:37:24Z
dc.date.issued2022-12-19
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.pt_PT
dc.description.abstractO desenvolvimento constante da indústria tecnológica tem contribuído para uma série de mudanças comportamentais da população. O acesso a todo o tipo de conteúdos através de um simples clique num dispositivo que cabe no bolso, obrigou a grandes tomadas de decisão pelos produtores de conteúdos digitais, sobre o que, como e a partir de que meios faz, agora, mais sentido transmitir informação, música, entretenimento, etc. Compreender de que forma a rádio continua (ou não) a fazer parte do dia-a-dia dos jovens portugueses, foi o principal objetivo desta pesquisa. Através de uma análise quantitativa, este estudo reflete os hábitos de consumo de áudio digital dos jovens portugueses dos 13 aos 19 anos. Tendo como base o estudo realizado em 2019 por Pedrero-Esteban, Barrios-Rubio Medina-Ávila, foi possível comparar os resultados apresentados pelos autores no México, Espanha e Colômbia, com os resultados obtidos em Portugal. Ainda que com algumas diferenças entre os quatro países em análise, justificadas pela pandemia provocada pela Covid-19, que impulsionou ainda mais o desenvolvimento e utilização das tecnologias digitais, o que se verifica no geral, é que os jovens estão cada vez mais afastados da rádio. É crucial que as emissoras ajam no sentido de reconquistar o seu público mais jovem, sob pena de perderem os seus futuros ouvintes (adultos).pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The constant development of the technology industry has contributed to a series of behavioural changes in the population. Access to all kinds of content through a simple click on a device that fits in your pocket has forced major decisions to be taken by digital content producers, about what, how and from which media it now makes more sense to transmit information, music, entertainment, etc. Understanding in which way radio continues (or not) to be part of young Portuguese's daily life, was the main goal of this research. Through a quantitative analysis, this study reflects the digital audio consumption habits of portuguese young people aged 13 to 19. Based on the study conducted in 2019 by Pedrero Esteban, Barrios-Rubio and Medina-Ávila, it was possible to compare the results presented by the authors in Mexico, Spain and Colombia, with the results obtained in Portugal. Although with some differences between the four countries under analysis, justified by the pandemic caused by Covid-19, which further boosted the development and use of digital technologies, what can be seen in general, is that young people are increasingly distant from the radio. It is crucial that broadcasters act to win back their younger audience, otherwise they risk losing their future (adult) listeners.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationGouveia, M.I.S. (2022). Influência das plataformas digitais no comportamento dos jovens ouvintes de rádio em Portugal. [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/15583pt_PT
dc.identifier.tid203187717pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15583
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectRádiopt_PT
dc.subjectSmartphonept_PT
dc.subjectInternetpt_PT
dc.subjectConsumopt_PT
dc.subjectAudio digitalpt_PT
dc.subjectRadioen
dc.subjectConsumptionen
dc.subjectDigital audioen
dc.titleInfluência das plataformas digitais no comportamento dos jovens ouvintes de rádio em Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
oaire.citation.titleInfluência das plataformas digitais no comportamento dos jovens ouvintes de rádio em Portugalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameAudiovisual e Multimédiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
12918_ Maria Gouveia_ Dissertação MAM.pdf
Size:
1.12 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: