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- Ativismo corporativo, marca e causas sociais: o caso Ben & Jerry’sPublication . Pinto, Inês Poppe de Seabra Vaz; Machado, Ana Teresa; Santos, ZéliaAs áreas do marketing e da comunicação têm vindo recentemente a assistir a um novo fenómeno de "ativismo de marca”, em que empresas e marcas assumem o modo ativista e manifestam abertamente a sua opinião sobre uma causa ou questão. Ao estarmos inseridos num mercado cada vez mais saturado e polarizado, onde os consumidores se tornam mais exigentes, esta recente tendência de ativismo de marca surge como uma estratégia adequada para que as marcas se possam diferenciar e tentar alcançar os respetivos públicos-alvo através de questões com as quais estes se preocupam. Um dos principais fatores que contribuiu para o crescimento deste recente fenómeno foi o aumento das expectativas do consumidor. Enquanto anteriormente os consumidores costumavam diferenciar as marcas com base no preço e na qualidade, no panorama atual estes têm uma visão mais profunda, não só sobre o que está a ser vendido, mas sobre quem o está a vender. Consequentemente, esta recente mudança no consumidor faz com que as marcas revejam as suas estratégias e muitas, comecem a adotar posições ativistas sobre determinadas questões. Como podemos observar ao longo dos últimos anos, são várias as marcas que têm vindo a dar cada vez mais atenção a questões controversas da sociedade, optando por assumir uma voz ativista. Na sociedade atual, são várias as questões controversas que se constituem fatores impulsionadores para as marcas aumentarem a sua relevância, mas também desencadearem um diálogo sobre estas questões com que os consumidores se preocupam, reforçando assim a relação marca-consumidor. Tendo em consideração este contexto, a presente investigação tem como objetivo analisar o impacto do ativismo corporativo da marca Ben & Jerry’s na imagem da marca e numa das causas sociais a que dá voz ativa, o apoio aos refugiados.
- A influência do consumo televisivo: a hipótese do cultivo na perceção do conflito bélico Rússia - Ucrânia 2022Publication . Teixeira, Ana Sofia de Carvalho; Subtil, Filipa Mónica de Brito Gonçalves; Santos, ZéliaO desenvolvimento teórico desta dissertação está ancorado à hipótese do cultivo, desenvolvida por George Gerbner na década de 1960, segundo a qual as imagens que criamos do mundo estão, em certa medida, moldadas pelo imaginário televisivo e dos media. Partindo desta base teórica, o presente trabalho reflete acerca da forma como o consumo televisivo pode influenciar a perceção da audiência, neste caso específico, a perceção do conflito bélico entre a Rússia e a Ucrânia 2022. Através de um questionário online, foi constituída uma amostra de 104 indivíduos, do género feminino e masculino e com idade igual ou superior a 18 anos. Estes recorrem maioritariamente à televisão quando se querem informar acerca de assuntos da atualidade, apresentam um consumo informativo médio de 1 hora a 2 horas e conseguem separar a experiência televisiva da experiência pessoal. Apesar do consumo preferencial por conteúdos televisivos, na amostra em análise, não foram encontradas diferenças significativas entre os diferentes grupos de consumidores.
- O contributo da literatura para a infância para a desconstrução de estereótipos de géneroPublication . Figueiró, Ana Cláudia Almeida; Cardoso, AdrianaO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Na primeira parte, é realizada uma descrição analítica e reflexiva da prática pedagógica desenvolvida nos contextos do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. No 1.º Ciclo, a prática pedagógica decorreu numa turma de 4.º ano de escolaridade e no 2.º Ciclo em duas turmas do 6.º ano. Na segunda parte do relatório, é apresentado um estudo empírico realizado numa turma de 4º ano. Este estudo emergiu, essencialmente, das potencialidades e das fragilidades dos alunos, tendo como objetivo geral desenvolver a competência textual de alunos do 4.º ano ao nível da produção de texto expositivo e como questão de investigação «Qual o efeito que uma intervenção centrada no modelo de sequência didática tem no desenvolvimento de competências de escrita dos alunos ao nível da produção de texto expositivo?» Os objetivos específicos delineados são: (i) mobilizar estratégias de seleção e tratamento de informação; (ii) planificar textos expositivos respeitando o plano de texto; (iii) textualizar o texto expositivo mobilizando as características de macro e microestrutura; (iv) rever textos expositivos recorrendo a grelhas de revisão. O desenho do estudo contemplou uma diagnose inicial (pré-teste), uma intervenção didática (com recolha de uma produção intermédia) e a uma avaliação final (pós-teste). Adotou-se uma metodologia de natureza qualitativa, recorrendo-se a dados quantitativos para complementar a análise. As produções escritas dos alunos foram analisadas com base num conjunto de indicadores, que permitiram verificar um expressivo desenvolvimento da competência de escrita de textos expositivos, nomeadamente ao nível da apresentação de uma introdução e uma conclusão, na organização do texto por parágrafos e na utilização de conectores.
- O papel da montagem na produção de sentido dos micro vídeos do TikTokPublication . Chaves, Maria Júlia Paetzel; Souto, JorgeA presente dissertação busca investigar acerca das características presentes na montagem dos micro-vídeos publicados na plataforma TikTok, a fim de compreender o papel da montagem na produção de sentido destes conteúdos. Para isto, são abordados temas como a linguagem cinematográfica e sua relação com a semiótica; o conceito de montagem e sua contextualização histórica, bem como as teorias de montagem de Eisenstein; o conceito de vídeo e as mudanças de formato consequentes dos avanços tecnológicos, da videoarte, passando pelo videoclipe e os vídeos domésticos, até chegar nos vídeos online dos dias atuais, no ambiente das mídias sociais e da cultura participativa. A seguir, realizou-se uma análise descritiva de 10 vídeos selecionados do TikTok, a partir de categorias de análise utilizando as informações coletadas ao longo da fundamentação teórica, verificando assim os elementos da montagem presentes nos micro-vídeos do aplicativo.
- Assessment of gnaphalium viscosum (Kunth) valorization prospects: sustainable recovery of antioxidants by different techniquesPublication . Boyadzhieva, Stanislava; Coelho, Jose; Errico, Massimiliano; Reynel-Avilla, H. Elizabeth; Yankov, Dragomir S.; Bonilla-Petriciolet, A.; Stateva, RoumianaThis work investigates the prospects for exploitation of Gnaphalium viscosum (Kunth) abundant but with limited applications till present biomass. The feasibility of traditional techniques (two-phase solvent, and the benchmark Soxhlet extraction) and supercritical extraction without/with a cosolvent at T = 40–60 ◦C and p = 30–50 MPa was examined to explore the possibility of recovering phytochemicals from G. viscosum leaves, flowers and stems. The efficiency of the techniques was assessed and compared based on yield, influence of solvents used, total phenolic content and antioxidant activity of the extracts. Phenolics of different complexities were identified and quantified by applying LC (LC–MS/MS, and LC–HRAM), while the fatty acid profile was determined by GC– FID. The results of this extensive study demonstrated the huge valorization potential and prospects of G. viscosum, since highly potent antioxidants such as kaempferol-3-O-β-d-glucoside (astragalin), and chlorogenic acid were ascertained in considerable amounts. Furthermore, for the first time, the presence of leontopodic acid, a greatly substituted derivative of glucaric acid, was detected in the species.
- A importância da experiência sensorial na experiência de compra no retalho alimentarPublication . Gonçalves, Ana Carolina Saldanha; Machado, Ana TeresaTêm sido cada vez mais as empresas e marcas que adotam diferentes estratégias de marketing, comunicação e contacto com o consumidor, com o intuito de inovar, surpreender, e até despertar a sua atenção de forma diferente. O objetivo deste trabalho de investigação é perceber de que forma a experiência sensorial influencia a experiência de compra no contexto de retalho alimentar. A abordagem metodológica adotada neste estudo foi qualitativa exploratória com base em entrevistas semiestruturadas. Como principal resultado, podemos dizer que a experiência sensorial influência a experiência de compra no contexto de retalho alimentar, ainda que nem todos os sentidos tenham a mesma importância relativa nesta relação, tendo-se revelado o sentido da visão como o mais importante.
- O contributo da educação financeira para a aprendizagem da matemática no 4.º anoPublication . Lopes, Beatriz Serrano; Brunheira, LinaO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Este emerge perante duas intervenções pedagógicas realizadas em turmas distintas, nomeadamente, uma turma de 4.º ano do 1.º CEB e duas turmas do 5.º ano do 2.º CEB. A investigação que se apresenta subordinada ao tema “O contributo da educação financeira para a aprendizagem da matemática no 4.º ano” teve como objetivo estudar a relação entre a aprendizagem matemática e a educação financeira dos alunos. Em conformidade, o estudo procurara responder às seguintes questões: i) Quais os contributos do trabalho de projeto em matemática para a educação financeira?, ii) Como podem os contextos associados à educação financeira contribuir para o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas?. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, tendo como técnicas de recolha de dados a observação direta e participante e a análise documental, nomeadamente, as produções dos alunos. Como instrumentos de recolha utilizei o diário de bordo e as gravações de áudio. Após uma diagnose, foram selecionados três alunos com características e desempenhos distintos e com uma boa capacidade de comunicação para a recolha e análise de dados. De acordo com os resultados obtidos, conclui-se que os contextos associados à educação financeira, são benéficos para a resolução de problemas a nível da interpretação e do sentido crítico, bem como a metodologia de trabalho de projeto constitui um contributo para a educação financeira a nível do planeamento e gestão financeira.
- A Comuna na Escola: Projeto de intervenção curricular de teatro com uma turma de 4º ano de escolaridadePublication . Mesquita, Sara Cipriano; Falcão, MiguelEste projeto do tipo investigação-ação assenta numa abordagem qualitativa e no paradigma sociocrítico e emancipatório. Pretendeu analisar as práticas de intervenção dos atores-professores coadjuvantes da área curricular de Expressão Dramática/Teatro numa turma de 4º ano de escolaridade, durante o ano letivo 2020/2021, com aulas semanais de uma hora e meia. O desenho metodológico da intervenção aspirou a uma possível compreensão da prática artística-pedagógica dos atores-professores, mobilizados pela Comuna Teatro Pesquisa, integrada em contexto de educação formal e no projeto educativo da turma. Recorremos à recolha dos planos e diários de bordo das sessões, de entrevistas semiestruturadas (uma à entidade artística e outra à professora titular) e de trabalhos realizados pelos alunos, submetidos a processos de análise de conteúdo, para entender o contexto singular deste estudo e as representações dele extraídas. Na concretização desta ação artístico-pedagógica convergiram recursos comunitários com interesses comuns, organizados para uma ação educativa em que predominou a formação pessoal e social e competências artísticas e culturais. Priorizando os ideais humanistas, as práticas democráticas e a promoção da educação estética e artística, as estratégias de intervenção integraram uma visão pluriparadigmática lúdica-expressiva e formalista-cognitiva da educação artística, prosseguida em prol da educação sensível. As aprendizagens, induzidas através de jogos dramáticos e teatrais, na expressão vocal e corporal, focaram as emoções, a capacidade empática e a cooperação no trabalho coletivo. Conclui que, nesta intervenção, as crianças evidenciaram o desenvolvimento da confiança em si e nos outros, e da autoexpressão criativa, em simultâneo com conhecimento da linguagem teatral, especificamente, sobre o espaço cénico, a contracena, a construção de personagens e de narrativas dramatúrgicas.
- A investigação no jornalismo desportivo: análise da imprensa desportiva portuguesaPublication . Piteira, José David Fadista; Moura, PauloO jornalismo de investigação é transversal a todo o jornalismo. Independentemente da editoria em que se trabalha, são feitas investigações jornalísticas acerca dos mais variados temas, sempre com o intuito de trazer histórias que marquem a agenda à praça pública e que, acima de tudo, informem e esclareçam o leitor. Na editoria de desporto o cenário parece ser diferente, com a atenção dos jornalistas a recair sobretudo na análise aos jogos, no acompanhamento semanal das equipas e dos jogadores, com as atenções a centrarem-se no futebol em desprezo de outras modalidades. Questões que não ocorrem dentro das quatro linhas não recebem o mesmo nível de atenção. Neste caso específico, olha-se para a investigação no jornalismo desportivo analisando a imprensa desportiva portuguesa. Através da análise de mais de 900 edições de jornais generalistas e desportivos, num período compreendido entre outubro de 2019 e março de 2020, fez-se um levantamento das peças de investigação publicadas ao longo deste período e com recurso a entrevistas a profissionais da área pudemos, com o auxílio da sua experiência, obter um olhar aprofundado sobre os dados recolhidos.
- Influência das plataformas digitais no comportamento dos jovens ouvintes de rádio em PortugalPublication . Gouveia, Maria Inês Sousa; Montargil, FilipeO desenvolvimento constante da indústria tecnológica tem contribuído para uma série de mudanças comportamentais da população. O acesso a todo o tipo de conteúdos através de um simples clique num dispositivo que cabe no bolso, obrigou a grandes tomadas de decisão pelos produtores de conteúdos digitais, sobre o que, como e a partir de que meios faz, agora, mais sentido transmitir informação, música, entretenimento, etc. Compreender de que forma a rádio continua (ou não) a fazer parte do dia-a-dia dos jovens portugueses, foi o principal objetivo desta pesquisa. Através de uma análise quantitativa, este estudo reflete os hábitos de consumo de áudio digital dos jovens portugueses dos 13 aos 19 anos. Tendo como base o estudo realizado em 2019 por Pedrero-Esteban, Barrios-Rubio Medina-Ávila, foi possível comparar os resultados apresentados pelos autores no México, Espanha e Colômbia, com os resultados obtidos em Portugal. Ainda que com algumas diferenças entre os quatro países em análise, justificadas pela pandemia provocada pela Covid-19, que impulsionou ainda mais o desenvolvimento e utilização das tecnologias digitais, o que se verifica no geral, é que os jovens estão cada vez mais afastados da rádio. É crucial que as emissoras ajam no sentido de reconquistar o seu público mais jovem, sob pena de perderem os seus futuros ouvintes (adultos).