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Projeto de alargamento e beneficiação da A4-Sublanços Ermesinde/Valongo/Campo

dc.contributor.advisorFortes, Luísa Ferreira Cardoso Teles
dc.contributor.advisorMagalhães, João Nuno da Silva Pereira Quinhones de
dc.contributor.authorRocha, Cátia Sofia Relva Miguel de Larose
dc.date.accessioned2020-05-05T23:18:05Z
dc.date.available2020-05-05T23:18:05Z
dc.date.issued2017-07-20
dc.descriptionRelatório de estágio curricular para obtenção do grau de mestre em Engenharia Civil na Área de Especialização de Vias de Comunicação e Transportespt_PT
dc.description.abstractNuma infraestrutura rodoviária, quando se verifica o aumento não expectável do tráfego diminui o nível de serviço calculado inicialmente, manifestando-se tal facto num conjunto de situações prejudiciais para a operação da infraestrutura e com consequências de caráter técnico, social e económico. Torna-se, assim, crucial a implementação de medidas que permitam o restabelecimento das condições de funcionamento adequadas às características da infraestrutura e da sua envolvente global. O alargamento de uma autoestrada concessionada constitui uma obrigação contratual perante o Estado, cuja implementação resulta na ação construtiva de uma infraestrutura em operação, pelo que deve obedecer a regras que minimizem os impactos das obras na circulação do tráfego, garantindo as necessárias condições de segurança. Para isto, devem ser adotadas as melhores práticas no planeamento, no projeto, e na gestão da circulação durante a fase de alargamento. No que se refere ao desenvolvimento deste tipo de projetos, verifica-se a existência de uma lacuna nas Normas Técnicas, pelo que apenas mediante a consulta e análise de alguns projetos de Alargamento e Beneficiação, nomeadamente ao nível da Geometria do Traçado, se tornou possível a aplicação dos conceitos referidos num projeto concreto de alargamento, no âmbito do estágio realizado. O objetivo deste documento é apresentar as atividades desenvolvidas ao longo dos quatro meses de estágio na empresa SENER-ENGIVIA e pretende expor os cuidados e condicionantes a considerar na execução de um projeto rodoviário de alargamento e beneficiação de uma autoestrada. Durante o período de estágio foi possível implementar os procedimentos técnicos mais adequados no desenvolvimento do Projeto do Alargamento e Beneficiação dos Sublanços Ermesinde/Valongo/Campo, que integram a A4 – Autoestrada Porto/Amarante entre o km 11+500 e o km 19+850.pt_PT
dc.description.abstractWhen occurs an unexpected increase of traffic in a road infrastructure, a consequent decrease in the initially calculated level of service is verified, which leads to a set of harmful situations to the regular performance of the infrastructure with technical, social and economic consequences. Therefore, it becomes crucial to implement solutions which allow to reinstate the required operation conditions to the infrastructure features and overall environment. Concession’s highway’s enlargement constitutes a contractual obligation to the State which engages in a constructive action of an operating infrastructure, meaning that rules shall be followed in order to minimize negative impacts of the construction in traffic, ensuring the necessary safety conditions. To accomplish that good practices shall be adopted regarding the planning, design and site management while executing the widening of the road. Regarding the development of such type of projects, it can be verified that there is an information gap in the Technical Norms, meaning that the application of the concepts usually referred in enlargement and improvements projects was possible in this internship, only through consultation and analysis of similar projects, especially regarding the subject of geometric design. The aim of this document is to present the developed tasks throughout the four months of internship in the organization SENER-ENGIVIA. Also, it intends to display the maintenance cares and reservations that shall be taken into account when executing an enlargement and improvement of a highway project. During the internship period, it was possible to implement the most adequate technical procedures to the development of the ‘Project Highway’s Enlargement and Improvements of the subsections Ermesinde/Valongo/Campo’, integrated in highway A4 – Highway Porto/Amarante, located from km 11+500 to km 19+850.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationROCHA, Cátia sofia Relva Miguel de Larose - Projeto de alargamento e beneficiação da A4-Sublanços Ermesinde/Valongo/Campo. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2017. Dissertação de mestrado.pt_PT
dc.identifier.tid202480658
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11590
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Engenharia de Lisboapt_PT
dc.subjectInfraestrutura rodoviáriapt_PT
dc.subjectRoad infrastructurept_PT
dc.subjectAlargamento de estradapt_PT
dc.subjectHighway's enlargementpt_PT
dc.subjectBeneficiação rodoviáriapt_PT
dc.subjectRoad improvementspt_PT
dc.subjectGeometria do traçadopt_PT
dc.subjectGeometric designpt_PT
dc.subjectSinalização rodoviáriapt_PT
dc.subjectRoad signspt_PT
dc.subjectSegurança rodoviáriapt_PT
dc.subjectRoad safetypt_PT
dc.titleProjeto de alargamento e beneficiação da A4-Sublanços Ermesinde/Valongo/Campopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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