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- Projeto de alargamento e beneficiação da A4-Sublanços Ermesinde/Valongo/CampoPublication . Rocha, Cátia Sofia Relva Miguel de Larose; Fortes, Luísa Ferreira Cardoso Teles; Magalhães, João Nuno da Silva Pereira Quinhones deNuma infraestrutura rodoviária, quando se verifica o aumento não expectável do tráfego diminui o nível de serviço calculado inicialmente, manifestando-se tal facto num conjunto de situações prejudiciais para a operação da infraestrutura e com consequências de caráter técnico, social e económico. Torna-se, assim, crucial a implementação de medidas que permitam o restabelecimento das condições de funcionamento adequadas às características da infraestrutura e da sua envolvente global. O alargamento de uma autoestrada concessionada constitui uma obrigação contratual perante o Estado, cuja implementação resulta na ação construtiva de uma infraestrutura em operação, pelo que deve obedecer a regras que minimizem os impactos das obras na circulação do tráfego, garantindo as necessárias condições de segurança. Para isto, devem ser adotadas as melhores práticas no planeamento, no projeto, e na gestão da circulação durante a fase de alargamento. No que se refere ao desenvolvimento deste tipo de projetos, verifica-se a existência de uma lacuna nas Normas Técnicas, pelo que apenas mediante a consulta e análise de alguns projetos de Alargamento e Beneficiação, nomeadamente ao nível da Geometria do Traçado, se tornou possível a aplicação dos conceitos referidos num projeto concreto de alargamento, no âmbito do estágio realizado. O objetivo deste documento é apresentar as atividades desenvolvidas ao longo dos quatro meses de estágio na empresa SENER-ENGIVIA e pretende expor os cuidados e condicionantes a considerar na execução de um projeto rodoviário de alargamento e beneficiação de uma autoestrada. Durante o período de estágio foi possível implementar os procedimentos técnicos mais adequados no desenvolvimento do Projeto do Alargamento e Beneficiação dos Sublanços Ermesinde/Valongo/Campo, que integram a A4 – Autoestrada Porto/Amarante entre o km 11+500 e o km 19+850.
- On modal decomposition and model uncertainty bounds for linear distributed parameter transport systemsPublication . Igreja, José; Lemos, J. M.Some distributed parameter system can be decomposed into a modal form for dynamic analysis and control design purposes. Once decomposed, high accuracy approximate time solutions and frequency uncertainty bounds can be computed, enabling early lumping in robust controller design. In this paper the focus is on finding realizable modal decompositions via partial fraction expansion for a vast class of infinite-dimensional dynamical systems related to the study of transport phenomena regarding the exchange of mass, energy, and momentum in process systems. A double-pipe heat exchanger in countercurrent is used for validation of the proposed approach.