Repository logo
 
Publication

Cidade e património industrial: desenvolvimento de competências histórico geográficas e de pensamento crítico no 2.º CEB

datacite.subject.fosCiências Sociais
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorHortas, Maria João
dc.contributor.authorFernandes, Filipa Alexandra Guimarães
dc.date.accessioned2025-02-05T14:45:18Z
dc.date.available2025-02-05T14:45:18Z
dc.date.issued2024-11-18
dc.descriptionRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
dc.description.abstractO presente relatório final desenvolveu-se no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Lisboa. A investigação apresentada no presente relatório desenvolveu-se a partir da problemática – O estudo da industrialização da cidade na segunda metade do séc. XIX e inícios do séc. XX com recurso à exploração do património industrial construído na cidade de Lisboa contribui para o desenvolvimento de competências histórico geográficas e de pensamento crítico no 2.º CEB. A construção da resposta à mesma foi orientada por três objetivos: (i) Compreender os contributos do recurso ao património industrial construído na cidade de Lisboa para a construção de conhecimento sobre o processo de industrialização da cidade, na segunda metade do séc. XIX e inícios do séc. XX; (ii) Analisar de que modo as estratégias e atividades implementadas a partir do património industrial contribuem para o desenvolvimento de competências histórico geográficas e (iii) Refletir sobre os contributos das estratégias e atividades que mobilizaram o património industrial como recurso para o desenvolvimento de competências de pensamento crítico. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste estudo foi de natureza qualitativa, com análise de conteúdo realizada a partir das planificações das sequências didáticas e das produções escritas dos alunos. Os resultados obtidos permitiram-nos compreender que o uso didático do património para o estudo da industrialização da cidade no passado, com recurso a atividades investigativas, potencia o desenvolvimento de competências históricogeográficas e de pensamento crítico, nomeadamente: utilizar diferentes fontes de informação; selecionar, organizar e tratar informação de natureza diversa; localizar, no espaço e no tempo, fenómenos políticos, económicos, sociais, culturais e naturais; mobilizar vocabulário histórico e geográfico; questionar situações do passado e do presente e construir argumentos fundamentados que sustentem pontos de vista/posicionamentos.por
dc.description.abstractThis final report was developed within the scope of the Master's degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and in Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education, taught at the Higher School of Education. The research presented in this report was developed from the issue – The study of the industrialization of the city in the second half of the 19th century and the beginning of the 20th century, using the exploration of the industrial patrimony built in the city of Lisbon, contributes to the development of historical-geographical skills and critical thinking in the 2nd Cycle of Basic Education. Thus, the following research objectives were outlined: (i) To understand the contributions of the industrial patrimony built in the city of Lisbon as a resource for constructing knowledge about the city's industrialization process in the second half of the 19th century and the beginning of the 20th century; (ii) To analyze how the strategies and activities implemented using the industrial patrimony contribute to the development of historical-geographical skills and (iii) To reflect on the contributions of the strategies and activities that mobilized the industrial patrimony as a resource for developing critical thinking skills. The methodology used for the development of this study was qualitative, involving content analysis conducted based on the planning of the didactic sequences and the written productions of the students. The results obtained allowed us to understand that the study of the patrimony using investigative activities, enhances the development of historical-geographical skills, namely: using different sources of information; selecting, organizing, and processing information of diverse nature; locating political, economic, social, cultural and natural phenomenons in space and time; mobilizing historical and geographical vocabulary; question situations from the past and present and build well-founded arguments that support viewpoints/positions.eng
dc.identifier.citationFernandes, F. A. G. (2024). Cidade e património industrial: desenvolvimento de competências histórico geográficas e de pensamento crítico no 2.º CEB (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/21380
dc.identifier.tid203801970
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/21380
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectPatrimónio
dc.subjectPatrimónio industrial
dc.subjectCompetências histórico geográficas
dc.subjectPensamento crítico
dc.subjectHistória e Geografia de Portugal
dc.subject2.º CEB.
dc.subjectPatrimony
dc.subjectIndustrial patrimony
dc.subjectHistorical-geographic skills
dc.subjectCritical thinking
dc.subjectHistory and geography of Portugal
dc.titleCidade e património industrial: desenvolvimento de competências histórico geográficas e de pensamento crítico no 2.º CEB
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatorio Final Filipa Fernandes (N2022266).pdf
Size:
10.58 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: