Logo do repositório
 
Miniatura indisponível
Publicação

Evolução e significações do discurso publicitário como discurso organizacional

Utilize este identificador para referenciar este registo.

Orientador(es)

Resumo(s)

A publicidade como técnica de comunicação com fins comerciais e com conteúdos persuasivos só emerge com o capitalismo moderno, isto é, a publicidade surge como reflexo do desenvolvimento da economia industrial, cuja meta é alcançar o consumo massivo. Com a modernidade nasce a publicidade como meio de comunicação; como afirmou o professor J.A. Martin, «é com a modernidade que emerge o mito da liberdade». Se liberdade significa agir livremente, se significa a coexistência de diferentes ideias e opções, a publicidade significa informação sobre a diversidade de escolha entre diferentes marcas, que se dirigem a diferentes modos de vida.

Descrição

Artigo baseado na comunicação proferida no I Congresso da SOPCOM, realizado na Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal, 22-24 março 1999

Palavras-chave

Publicidade Meios de comunicação Discursos publicitários Discursos organizacionais Imagem publicitária

Contexto Educativo

Citação

Veríssimo, J. (2002). Evolução e significações do discurso publicitário como discurso organizacional. In Actas do 1º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação: As ciências da comunicação na viragem do século (pp.689-700). Lisboa: Vega.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

Vega

Licença CC