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Estudo do meio e desenvolvimento de competências para uma cultura da democracia
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
| datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
| dc.contributor.advisor | Dias, Alfredo Gomes | |
| dc.contributor.author | Ferreira, Jéssica Alexandra da Silva | |
| dc.date.accessioned | 2025-10-29T10:03:17Z | |
| dc.date.available | 2025-10-29T10:03:17Z | |
| dc.date.issued | 2025-07-22 | |
| dc.date.submitted | 2025-07-07 | |
| dc.description | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico | |
| dc.description.abstract | O presente relatório final integra-se na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx). Este contempla a realização de duas intervenções educativas, no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e a elaboração de um estudo investigativo. Como problemática para esta investigação definiu-se: O Estudo do Meio potencia o desenvolvimento de competências de cooperação, respeito e valorização da diversidade cultural. Para a exploração desta problemática, foram definidos os seguintes objetivos de investigação: (I) reconhecer o contributo do Estudo do Meio para melhorar as interações dentro do grupo-turma (cooperação, respeito e valorização da diversidade cultural); (II) analisar as representações dos alunos sobre a conceção do “respeito pelo outro”; (III) analisar o impacto das práticas democráticas no desenvolvimento das Competências para uma Cultura da Democracia (CCD); e (IV) refletir o potencial do Estudo do Meio para desenvolver as Competências para uma Cultura da Democracia. A metodologia utilizada foi de natureza mista, tendo sido recolhidos dados qualitativos através de inquéritos e dados quantitativos através de observação direta participante. Para o tratamento da informação recolhida, recorreu-se à análise de conteúdo e análise estatística simples. Os dados obtidos permitiram-nos compreender (i) a importância de trabalhar os temas de Estudo do Meio com a intencionalidade explícita de promover as CCD; (ii) a relevância em adotar práticas de ensino democráticas dentro da sala de aula, e diversificar atividades e recursos de modo a ampliar a aprofundar conteúdos e conceitos; e (iii) a necessidade de criar um ambiente democrático em sala de aula que promova a motivação dos alunos para a aprendizagem e atue como agente facilitador do desenvolvimento das CCD. | por |
| dc.description.abstract | This final report is submitted as part of the Supervised Teaching Practice II course, within the Master's Degree in Teaching for the 1st Cycle of Basic Education and in Portuguese and History and Geography of Portugal for the 2nd Cycle of Basic Education, offered by the Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx). The report documents two educational interventions conducted in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education, as well as an investigative study. The central research question guiding this study is: "Does the subject of Estudo do Meio (Environmental Studies) foster the development of cooperation, respect, and appreciation for cultural diversity?" To address this question, the following research objectives were established: (I) to recognize the contribution of Estudo do Meio in enhancing classroom interactions—specifically cooperation, respect, and appreciation for cultural diversity; (II) to analyze students’ perceptions of the concept of “respect for others”; (III) to examine the impact of democratic practices on the development of Competencies for a Culture of Democracy (CCD); and (IV) to reflect on the potential of Estudo do Meio in cultivating these competencies. A mixed-methods approach was adopted, combining qualitative data collected through surveys with quantitative data obtained via participant observation. Data analysis involved both content analysis and basic statistical methods. The findings highlight (i) the significance of intentionally integrating Estudo do Meio topics to promote CCD; (ii) the importance of adopting democratic teaching practices and diversifying classroom activities and resources to deepen students' understanding of key concepts; and (iii) the necessity of creating a democratic classroom environment that motivates students and serves as a catalyst for the development of competencies essential to a Culture of Democracy. | eng |
| dc.identifier.citation | Ferreira, J. A. S. (2025). Estudo do meio e desenvolvimento de competências para uma cultura da democracia [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Institucional do Politécnico de Lisboa http://hdl.handle.net/10400.21/22211 | |
| dc.identifier.tid | 203982029 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/22211 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | |
| dc.subject | cidadania democrática | |
| dc.subject | respeito | |
| dc.subject | cooperação | |
| dc.subject | diversidade cultural | |
| dc.subject | Estudo do meio | |
| dc.subject | Democratic citizenship | |
| dc.subject | Respect | |
| dc.subject | Cooperation | |
| dc.subject | Cultural diversity | |
| dc.title | Estudo do meio e desenvolvimento de competências para uma cultura da democracia | |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.name | Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
