Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Estudo do meio e desenvolvimento de competĂȘncias para uma cultura da democracia

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Jéssica Alexandra da Silva Ferreira_vf.pdf5.1 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatĂłrio final integra-se na Unidade Curricular de PrĂĄtica de Ensino Supervisionada II, no Mestrado em Ensino do 1.Âș Ciclo do Ensino BĂĄsico e de PortuguĂȘs e HistĂłria e Geografia de Portugal no 2.Âș Ciclo do Ensino BĂĄsico, ministrado na Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx). Este contempla a realização de duas intervençÔes educativas, no 1.Âș e 2.Âș Ciclos do Ensino BĂĄsico e a elaboração de um estudo investigativo. Como problemĂĄtica para esta investigação definiu-se: O Estudo do Meio potencia o desenvolvimento de competĂȘncias de cooperação, respeito e valorização da diversidade cultural. Para a exploração desta problemĂĄtica, foram definidos os seguintes objetivos de investigação: (I) reconhecer o contributo do Estudo do Meio para melhorar as interaçÔes dentro do grupo-turma (cooperação, respeito e valorização da diversidade cultural); (II) analisar as representaçÔes dos alunos sobre a conceção do “respeito pelo outro”; (III) analisar o impacto das prĂĄticas democrĂĄticas no desenvolvimento das CompetĂȘncias para uma Cultura da Democracia (CCD); e (IV) refletir o potencial do Estudo do Meio para desenvolver as CompetĂȘncias para uma Cultura da Democracia. A metodologia utilizada foi de natureza mista, tendo sido recolhidos dados qualitativos atravĂ©s de inquĂ©ritos e dados quantitativos atravĂ©s de observação direta participante. Para o tratamento da informação recolhida, recorreu-se Ă  anĂĄlise de conteĂșdo e anĂĄlise estatĂ­stica simples. Os dados obtidos permitiram-nos compreender (i) a importĂąncia de trabalhar os temas de Estudo do Meio com a intencionalidade explĂ­cita de promover as CCD; (ii) a relevĂąncia em adotar prĂĄticas de ensino democrĂĄticas dentro da sala de aula, e diversificar atividades e recursos de modo a ampliar a aprofundar conteĂșdos e conceitos; e (iii) a necessidade de criar um ambiente democrĂĄtico em sala de aula que promova a motivação dos alunos para a aprendizagem e atue como agente facilitador do desenvolvimento das CCD.
This final report is submitted as part of the Supervised Teaching Practice II course, within the Master's Degree in Teaching for the 1st Cycle of Basic Education and in Portuguese and History and Geography of Portugal for the 2nd Cycle of Basic Education, offered by the Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx). The report documents two educational interventions conducted in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education, as well as an investigative study. The central research question guiding this study is: "Does the subject of Estudo do Meio (Environmental Studies) foster the development of cooperation, respect, and appreciation for cultural diversity?" To address this question, the following research objectives were established: (I) to recognize the contribution of Estudo do Meio in enhancing classroom interactions—specifically cooperation, respect, and appreciation for cultural diversity; (II) to analyze students’ perceptions of the concept of “respect for others”; (III) to examine the impact of democratic practices on the development of Competencies for a Culture of Democracy (CCD); and (IV) to reflect on the potential of Estudo do Meio in cultivating these competencies. A mixed-methods approach was adopted, combining qualitative data collected through surveys with quantitative data obtained via participant observation. Data analysis involved both content analysis and basic statistical methods. The findings highlight (i) the significance of intentionally integrating Estudo do Meio topics to promote CCD; (ii) the importance of adopting democratic teaching practices and diversifying classroom activities and resources to deepen students' understanding of key concepts; and (iii) the necessity of creating a democratic classroom environment that motivates students and serves as a catalyst for the development of competencies essential to a Culture of Democracy.

Description

RelatĂłrio de PrĂĄtica de Ensino Supervisionada apresentado Ă  Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.Âș Ciclo do Ensino BĂĄsico e de PortuguĂȘs e HistĂłria e Geografia de Portugal no 2.Âș Ciclo do Ensino BĂĄsico

Keywords

cidadania democråtica respeito cooperação diversidade cultural Estudo do meio Democratic citizenship Respect Cooperation Cultural diversity

Pedagogical Context

Citation

Ferreira, J. A. S. (2025). Estudo do meio e desenvolvimento de competĂȘncias para uma cultura da democracia [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto PolitĂ©cnico de Lisboa]. RepositĂłrio Institucional do PolitĂ©cnico de Lisboa http://hdl.handle.net/10400.21/22211

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue