Repository logo
 
Publication

Um teatro adequado

dc.contributor.advisorWengorovius, Rita
dc.contributor.authorAna Maciel, Dias
dc.date.accessioned2023-09-06T11:39:14Z
dc.date.available2023-09-06T11:39:14Z
dc.date.issued2022-12-23
dc.descriptionRelatório de Estágio submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Teatro e Comunidadept_PT
dc.description.abstractNeste relatório relato várias situações com as quais tive a oportunidade de me deparar no Estágio com o Serviço Educativo do Teatro da Garagem. O contacto com comunidades de diferentes contextos e faixas etárias enquadrados nos diferentes projetos, criaram vários desafios que me levaram a questionar sobre o que está correto ou errado ao orientar uma sessão de teatro. Ao longo do Estágio comprovei que para cada um dos projetos foi necessária uma abordagem diferente, um cuidado único, desde a preparação da sessão e observação do grupo até a improvisação, consoante os novos fatores com que nos deparamos durante a sessão. Procuro com este relatório uma reflexão sobre os processos de cada projeto, considerando o seu contexto, faixas etárias e indivíduos, pois, como diz a expressão, “cada caso é um caso”, e deve ser tratado como tal. Tenho como objetivo deste relatório a procura de Um teatro adequado para cada uma das situações com que me confronto no Serviço Educativo do Teatro da Garagem O trabalho partiu da observação, experimentação e investigação baseando-se no Método Indutivo, que consiste numa pesquisa que parte “do particular para o geral”, isto é, da observação para a descoberta, para depois generalizar os fenómenos iguais.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - In this report I report several situations with which I had the opportunity to come across in the Internship with the Teatro da Garagem’s Educational Service. The contact with communities from different contexts and age groups, framed in the different projects, created several challenges that led me to question what is right or wrong when directing a community theater session. Throughout the Internship I realized that, for each of the projects, a different approach was necessary, a unique care, since the preparation of the session and observation of the group, to improvisation, according to the new factors that we faced during the session. I seek with this report a reflection on the processes of each project, considering its context, age groups and individuals, because, as the expression says, "each case is a case", and should be treated as such. The aim of this report is to find a suitable theater for each of the situations I face in the Educational Service’s projects The work started from observation, experimentation and investigation based on the Inductive Method, which consists on a research that starts "from the particular to the general", that is, from observation to discovery, and then generalizes the equal phenomena.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid203319419
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16447
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinemapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectTeatro da Garagempt_PT
dc.subjectServiço educativopt_PT
dc.subjectTeatro e comunidadept_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectEducational servicept_PT
dc.subjectTheatre and communitypt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.titleUm teatro adequadopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAmadorapt_PT
oaire.citation.titleUm teatro adequadopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Um teatro Adequado_Relatorio de estagio.pdf
Size:
1.91 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: