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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta investigação proveio da intervenção pedagógica efetuada numa turma de 2.º ano durante
oito semanas e o objetivo deste estudo foi compreender como alunos de 2.º ano mobilizam
estratégias diferentes na resolução de tarefas que visam o desenvolvimento da flexibilidade de
cálculo aditivo.
Para tal, foram implementadas quatro tarefas de natureza aditiva com todos os alunos da sala,
durante o Tempo de Estudo Autónomo, e foram utilizados os dados de oito alunos escolhidos
aleatoriamente, divididos em dois grupos. Para a realização do estudo, como técnicas de recolha
de dados, foram utilizadas a observação direta e participante e a recolha documental; as fontes
de informação para esta recolha foram os registos áudio e as produções dos alunos.
Ao analisar os dados recolhidos, foi possível concluir que os alunos diversificavam as estratégias
utilizadas, e que os alunos se apropriavam das estratégias uns dos outros, à medida que estas
eram discutidas em pequeno grupo, o que permite inferir que existe uma possível influência do
ambiente e das interações sociais na utilização das estratégias. Ao nível da flexibilidade de
cálculo, esta ficou evidenciada pelo facto de os mesmos alunos utilizarem estratégias
diversificadas e por serem usados resultados numéricos anteriores para estabelecer relações
para operações cujos valores fossem semelhantes. Assim, verificou-se que a maioria dos alunos
demonstrou flexibilidade de cálculo.
Description
Keywords
Cálculo aditivo Flexibilidade de cálculo Cálculo mental Sentido de número
Citation
Pereira, S., Rodrigues, M. (2019) Flexibilidade de cálculo numa turma de 2.º ano in Pires, C., Lino, L., Pereira, S., Leite, T. Atas do IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (86-103) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa
Publisher
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa