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Abstract(s)
A investigação tem como objetivo contribuir para a problemĆ”tica dos efeitos da exposição Ć s imagens dos media junto dos jovens. A publicidade de moda dirigida aos jovens Ć© um veĆculo privilegiado de transmissĆ£o de padrƵes idealizados e irrealistas e dos seus valores subjacentes.
A mensagem publicitĆ”ria Ć© uma mensagem persuasiva, construĆda de forma intencional para influenciar o pĆŗblico a que se destina. O tema central desta investigação Ć© a anĆ”lise da publicidade de moda dirigida aos jovens de ambos os gĆ©neros, para revelar a sua estrutura de significação nas suas vĆ”rias dimensƵes, tanto explĆcitas como implĆcitas e desvendar os mecanismos latentes atravĆ©s dos quais se produz o seu efeito de persuasĆ£o.
Neste sentido, foi realizada uma pesquisa exaustiva, sistemĆ”tica e rigorosa das mensagens publicitĆ”rias de moda, inseridas em duas revistas juvenis de āestilo de vidaā (uma dirigida ao gĆ©nero feminino e outra dirigida ao gĆ©nero masculino) publicadas ao longo de cinco anos, com um total de 98 ediƧƵes mensais. Deste conjunto de ediƧƵes, foram recolhidos 545 mensagens publicitĆ”rias diferentes, cuja anĆ”lise categorial temĆ”tica de conteĆŗdo permitiu a sua desconstrução e caracterização. O posterior tratamento estatĆstico dos dados possibilitou a identificação de tipos de mensagem distintos e claramente agrupados. Testes de independĆŖncia confirmaram a significĆ¢ncia da relação entre as variĆ”veis e os perfis de anĆŗncios encontrados.
Os resultados permitiram distinguir mensagens com perfis diferentes de acordo com o gĆ©nero e que possuem um padrĆ£o muito marcado. A principal conclusĆ£o Ć© de que, para alĆ©m da presenƧa dos ideais corporais estereotipados, existe uma mensagem implĆcita que se baseia na utilização de uma estratĆ©gia de influĆŖncia emocional, em que a persuasĆ£o passa sobretudo pela linguagem corporal dos modelos humanos retratados. Essa mensagem subtil Ć© enquadrada num tipo de publicidade visual, aparentemente inocente. Essa mensagem latente Ć© construĆda de forma diferente em função do gĆ©nero, sendo suscetĆvel de provocar reaƧƵes distintas.
Reunindo os contributos de diversas Ć”reas cientĆficas foi possĆvel revelar os mecanismos persuasivos utilizados e sugerir possĆveis explicaƧƵes da sua forma de atuação, que resultam em interessantes insights para a compreensĆ£o e explicação dos mecanismos de persuasĆ£o em presenƧa. Assim, Ć© possĆvel que a linguagem corporal das personagens da publicidade funcione como uma variĆ”vel moderadora do impacto da exposição Ć s imagens da publicidade de moda junto dos jovens, ampliando ou esbatendo os seus efeitos.
Description
Keywords
Publicidade de moda Persuasão publicitÔria Publicidade emocional Linguagem corporal da publicidade Impacto da exposição aos media
Citation
Pina, H. F. (2023, outubro, 4-6). La persuasión silenciosa en la publicidad de moda. Comunicação apresentada no Congresso CUICIID 2023 ā Congresso Universitario Internacional sobre Comunicación, Innovación, Investigación, y Docencia, Madrid, Espanha
Publisher
OITEC-Observatorio para la Innovación Tecnológica en Educación y Comunicación
Peter Lang - International Academic Publishers
Fórum - Internacional de Comunicación y Relaciones Públicas
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