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Abstract(s)
A investigação tem como objetivo contribuir para a problemática dos efeitos da exposição às imagens dos media junto dos jovens. A publicidade de moda dirigida aos jovens é um veículo privilegiado de transmissão de padrões idealizados e irrealistas e dos seus valores subjacentes.
A mensagem publicitária é uma mensagem persuasiva, construída de forma intencional para influenciar o público a que se destina. O tema central desta investigação é a análise da publicidade de moda dirigida aos jovens de ambos os géneros, para revelar a sua estrutura de significação nas suas várias dimensões, tanto explícitas como implícitas e desvendar os mecanismos latentes através dos quais se produz o seu efeito de persuasão.
Neste sentido, foi realizada uma pesquisa exaustiva, sistemática e rigorosa das mensagens publicitárias de moda, inseridas em duas revistas juvenis de ‘estilo de vida’ (uma dirigida ao género feminino e outra dirigida ao género masculino) publicadas ao longo de cinco anos, com um total de 98 edições mensais. Deste conjunto de edições, foram recolhidos 545 mensagens publicitárias diferentes, cuja análise categorial temática de conteúdo permitiu a sua desconstrução e caracterização. O posterior tratamento estatístico dos dados possibilitou a identificação de tipos de mensagem distintos e claramente agrupados. Testes de independência confirmaram a significância da relação entre as variáveis e os perfis de anúncios encontrados.
Os resultados permitiram distinguir mensagens com perfis diferentes de acordo com o género e que possuem um padrão muito marcado. A principal conclusão é de que, para além da presença dos ideais corporais estereotipados, existe uma mensagem implícita que se baseia na utilização de uma estratégia de influência emocional, em que a persuasão passa sobretudo pela linguagem corporal dos modelos humanos retratados. Essa mensagem subtil é enquadrada num tipo de publicidade visual, aparentemente inocente. Essa mensagem latente é construída de forma diferente em função do género, sendo suscetível de provocar reações distintas.
Reunindo os contributos de diversas áreas científicas foi possível revelar os mecanismos persuasivos utilizados e sugerir possíveis explicações da sua forma de atuação, que resultam em interessantes insights para a compreensão e explicação dos mecanismos de persuasão em presença. Assim, é possível que a linguagem corporal das personagens da publicidade funcione como uma variável moderadora do impacto da exposição às imagens da publicidade de moda junto dos jovens, ampliando ou esbatendo os seus efeitos.
Description
Keywords
Publicidade de moda Persuasão publicitária Publicidade emocional Linguagem corporal da publicidade Impacto da exposição aos media
Citation
Pina, H. F. (2023, outubro, 4-6). La persuasión silenciosa en la publicidad de moda. Comunicação apresentada no Congresso CUICIID 2023 – Congresso Universitario Internacional sobre Comunicación, Innovación, Investigación, y Docencia, Madrid, Espanha
Publisher
OITEC-Observatorio para la Innovación Tecnológica en Educación y Comunicación
Peter Lang - International Academic Publishers
Fórum - Internacional de Comunicación y Relaciones Públicas
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