Repository logo
 
Publication

La persuasión silenciosa en la publicidad de moda

dc.contributor.authorPina, Helena Figueiredo
dc.date.accessioned2023-10-06T08:56:49Z
dc.date.available2023-10-06T08:56:49Z
dc.date.issued2023-10-06
dc.description.abstractA investigação tem como objetivo contribuir para a problemĆ”tica dos efeitos da exposição Ć s imagens dos media junto dos jovens. A publicidade de moda dirigida aos jovens Ć© um veĆ­culo privilegiado de transmissĆ£o de padrƵes idealizados e irrealistas e dos seus valores subjacentes. A mensagem publicitĆ”ria Ć© uma mensagem persuasiva, construĆ­da de forma intencional para influenciar o pĆŗblico a que se destina. O tema central desta investigação Ć© a anĆ”lise da publicidade de moda dirigida aos jovens de ambos os gĆ©neros, para revelar a sua estrutura de significação nas suas vĆ”rias dimensƵes, tanto explĆ­citas como implĆ­citas e desvendar os mecanismos latentes atravĆ©s dos quais se produz o seu efeito de persuasĆ£o. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa exaustiva, sistemĆ”tica e rigorosa das mensagens publicitĆ”rias de moda, inseridas em duas revistas juvenis de ā€˜estilo de vida’ (uma dirigida ao gĆ©nero feminino e outra dirigida ao gĆ©nero masculino) publicadas ao longo de cinco anos, com um total de 98 ediƧƵes mensais. Deste conjunto de ediƧƵes, foram recolhidos 545 mensagens publicitĆ”rias diferentes, cuja anĆ”lise categorial temĆ”tica de conteĆŗdo permitiu a sua desconstrução e caracterização. O posterior tratamento estatĆ­stico dos dados possibilitou a identificação de tipos de mensagem distintos e claramente agrupados. Testes de independĆŖncia confirmaram a significĆ¢ncia da relação entre as variĆ”veis e os perfis de anĆŗncios encontrados. Os resultados permitiram distinguir mensagens com perfis diferentes de acordo com o gĆ©nero e que possuem um padrĆ£o muito marcado. A principal conclusĆ£o Ć© de que, para alĆ©m da presenƧa dos ideais corporais estereotipados, existe uma mensagem implĆ­cita que se baseia na utilização de uma estratĆ©gia de influĆŖncia emocional, em que a persuasĆ£o passa sobretudo pela linguagem corporal dos modelos humanos retratados. Essa mensagem subtil Ć© enquadrada num tipo de publicidade visual, aparentemente inocente. Essa mensagem latente Ć© construĆ­da de forma diferente em função do gĆ©nero, sendo suscetĆ­vel de provocar reaƧƵes distintas. Reunindo os contributos de diversas Ć”reas cientĆ­ficas foi possĆ­vel revelar os mecanismos persuasivos utilizados e sugerir possĆ­veis explicaƧƵes da sua forma de atuação, que resultam em interessantes insights para a compreensĆ£o e explicação dos mecanismos de persuasĆ£o em presenƧa. Assim, Ć© possĆ­vel que a linguagem corporal das personagens da publicidade funcione como uma variĆ”vel moderadora do impacto da exposição Ć s imagens da publicidade de moda junto dos jovens, ampliando ou esbatendo os seus efeitos.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationPina, H. F. (2023, outubro, 4-6). La persuasión silenciosa en la publicidad de moda. Comunicação apresentada no Congresso CUICIID 2023 – Congresso Universitario Internacional sobre Comunicación, Innovación, Investigación, y Docencia, Madrid, Espanhapt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16530
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherOITEC-Observatorio para la Innovación Tecnológica en Educación y Comunicaciónpt_PT
dc.publisherPeter Lang - International Academic Publishersen
dc.publisherFórum - Internacional de Comunicación y Relaciones Públicasspa
dc.relation.publisherversionhttps://cuiciid.net/pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectPublicidade de modapt_PT
dc.subjectPersuasão publicitÔriapt_PT
dc.subjectPublicidade emocionalpt_PT
dc.subjectLinguagem corporal da publicidadept_PT
dc.subjectImpacto da exposição aos mediapt_PT
dc.titleLa persuasión silenciosa en la publicidad de modapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidad Complutense, Madrid, Espanhapt_PT
oaire.citation.titleXIII Congresso CUICIID 2023 – Congresso Universitario Internacional sobre Comunicación, Innovación, Investigación, y Docenciapt_PT
person.familyNameFigueiredo Pina
person.givenNameHelena
person.identifier.ciencia-idE61B-0C90-EFCA
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication4063e37a-0ade-4560-bef7-cdff691ebc9c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4063e37a-0ade-4560-bef7-cdff691ebc9c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
REPOSITƓRIO DO IPL_COMUNICAƧƂO PERSUASƃO SILENCIOSA.pdf
Size:
524.2 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: