Publication
Motivações, oportunidades e incentivos para empreender, autoeficácia e potencial empreendedor dos estudantes do ensino superior politécnico português
dc.contributor.author | Mónico, Lisete | |
dc.contributor.author | Sousa, Liliana B. | |
dc.contributor.author | Cebola, Marisa | |
dc.contributor.author | Proença, Sara | |
dc.contributor.author | Paiva, Teresa | |
dc.contributor.author | Parreira, Pedro | |
dc.date.accessioned | 2018-10-31T17:35:19Z | |
dc.date.available | 2018-10-31T17:35:19Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | A promoção da educação para o empreendedorismo constitui uma prioridade estratégica em matéria de políticas de ensino e formação na União Europeia, sendo reconhecida como um instrumento capaz de contribuir para estimular a inovação, a produtividade e a competitividade e para prevenir o desemprego, condições fundamentais para a promoção de um crescimento económico sustentado. Neste contexto, a compreensão das características e traços de personalidade do indivíduo empreendedor tem sido objeto de investigação. Os fatores de natureza motivacional e comportamental, bem como as variáveis educacionais e de contexto, têm sido igualmente foco de diversos estudos sobre a compreensão do indivíduo empreendedor. Assim, no âmbito do projeto PIN/Poliempreende, nomeadamente no seu concurso, foi administrado um instrumento de medida a uma amostra de 1603 estudantes de 21 instituições de ensino superior politécnico português, visando a mensuração das motivações empreendedoras, da percepção de existência de apoios ao empreendedorismo, da autoeficácia e do potencial empreendedor. Os resultados traduzem bons níveis de potencial empreendedor nos estudantes portugueses, associados a uma valorização do aprender a ser empreendedor. Os dados foram analisados por área científica e advertem para a necessidade de dar continuidade aos programas de apoio e incentivo ao empreendedorismo no ensino superior português, que visem dotar os estudantes de competências empreendedoras. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Mónico L, Sousa LB, Cebola M, Proença S, Paiva T, Parreira P. Motivações, oportunidades e incentivos para empreender, autoeficácia e potencial empreendedor dos estudantes do ensino superior politécnico português. In: Parreira P, Alves L, Mónico L, Sampaio JH, Paiva T, editors. Competências empreendedoras no ensino superior politécnico: motivos, influências, serviços de apoio e educação. Guarda: Instituto Politécnico da Guarda; 2018. p. 191-222. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-8681-74-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/8997 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico da Guarda | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://poliempreende.com/file/Livro-Competencias-PIN.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Potencial empreendedor | pt_PT |
dc.subject | Autoeficácia | pt_PT |
dc.subject | Motivação | pt_PT |
dc.subject | Oportunidade | pt_PT |
dc.subject | Incentivo | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior politécnico | pt_PT |
dc.subject | Portugal | pt_PT |
dc.title | Motivações, oportunidades e incentivos para empreender, autoeficácia e potencial empreendedor dos estudantes do ensino superior politécnico português | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 222 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 191 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Motivações, oportunidades e incentivos para empreender, autoeficácia e potencial empreendedor dos estudantes do ensino superior politécnico português.pdf
- Size:
- 786.37 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: