Repository logo
 
Publication

A rainha dos ténis azuis: anacronismo e sensibilidade contemporânea em "Marie Antoinette" de Sofia Coppola (2006)

dc.contributor.advisorChinita, Fátima
dc.contributor.authorValada, Catarina
dc.date.accessioned2024-12-17T13:02:46Z
dc.date.available2024-12-17T13:02:46Z
dc.date.issued2024-12-13
dc.descriptionDissertação de Mestrado submetida à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico – especialização em Dramaturgia e Realizaçãopt_PT
dc.description.abstractEsta dissertação explora a forma como o anacronismo, quando usado intencionalmente em cinema segundo uma visão autoral, estabelece uma sensibilidade contemporânea num determinado contexto histórico. Recorrendo ao filme Marie Antoinette (Sofia Coppola, 2006) enquanto caso de estudo, é demonstrada a forma como o anacronismo pode não ser apenas uma opção estilística, mas sim uma ferramenta cinematográfica que coloca o passado e o presente em diálogo direto. Pretende-se fazer um reenquadramento do uso do anacronismo nos géneros de cinema de época ou histórico e biopic, frequentemente criticados por distorcerem a autenticidade histórica das obras. Esta dissertação analisa o filme Marie Antoinette (2006) segundo quatro eixos: o filme de época, o biopic, o pós-feminismo e o anacronismo. Ao incorporar aspetos da sua contemporaneidade no contexto histórico do Palácio de Versalhes no século XVIII, Sofia Coppola usa o anacronismo como uma estratégia para aproximar a figura de Marie Antoinette do presente para explorar questões contemporâneas de género, identidade e juventude.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - This dissertation explores the way anachronism, when intentionally used in cinema with an authorial vision, establishes a contemporary sensibility within a given historical context. Using the film Marie Antoinette (Sofia Coppola, 2006) as a case study, this dissertation aims to demonstrate how anachronism can be more than just a stylistic choice, rather serving as a tool to directly connect past and present. The goal is to rethink the use of anachronism in period films and biopics, often criticized for distorting the historical authenticity. This dissertation analyzes Marie Antoinette (2006) along four conceptual axes: period films, biopics, post-feminism, and anachronism. By incorporating contemporary aspects into the 18th-century historical context of the Palace of Versailles, Sofia Coppola uses anachronism as a strategy to bring Marie Antoinette closer to the present, exploring contemporary issues of gender, identity, and youth.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid203758471
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/18033
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinemapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectAnacronismopt_PT
dc.subjectFilme de épocapt_PT
dc.subjectBiopicpt_PT
dc.subjectPós-feminismopt_PT
dc.subjectMarie Antoinettept_PT
dc.subjectSofia Coppolapt_PT
dc.subjectAnachronismpt_PT
dc.subjectPeriod filmpt_PT
dc.subjectPost-feminismpt_PT
dc.titleA rainha dos ténis azuis: anacronismo e sensibilidade contemporânea em "Marie Antoinette" de Sofia Coppola (2006)pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAmadorapt_PT
oaire.citation.titleA rainha dos ténis azuis: anacronismo e sensibilidade contemporânea em "Marie Antoinette" de Sofia Coppola (2006)pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A Rainha dos Ténis Azuis_Anacronismo e Sensibilidade Contemporânea em Marie Antoinette de Sofia Coppola (2006)_Catarina Valada.pdf
Size:
2.5 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: