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A rainha dos ténis azuis: anacronismo e sensibilidade contemporânea em "Marie Antoinette" de Sofia Coppola (2006)

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Abstract(s)

Esta dissertação explora a forma como o anacronismo, quando usado intencionalmente em cinema segundo uma visão autoral, estabelece uma sensibilidade contemporânea num determinado contexto histórico. Recorrendo ao filme Marie Antoinette (Sofia Coppola, 2006) enquanto caso de estudo, é demonstrada a forma como o anacronismo pode não ser apenas uma opção estilística, mas sim uma ferramenta cinematográfica que coloca o passado e o presente em diálogo direto. Pretende-se fazer um reenquadramento do uso do anacronismo nos géneros de cinema de época ou histórico e biopic, frequentemente criticados por distorcerem a autenticidade histórica das obras. Esta dissertação analisa o filme Marie Antoinette (2006) segundo quatro eixos: o filme de época, o biopic, o pós-feminismo e o anacronismo. Ao incorporar aspetos da sua contemporaneidade no contexto histórico do Palácio de Versalhes no século XVIII, Sofia Coppola usa o anacronismo como uma estratégia para aproximar a figura de Marie Antoinette do presente para explorar questões contemporâneas de género, identidade e juventude.
ABSTRACT - This dissertation explores the way anachronism, when intentionally used in cinema with an authorial vision, establishes a contemporary sensibility within a given historical context. Using the film Marie Antoinette (Sofia Coppola, 2006) as a case study, this dissertation aims to demonstrate how anachronism can be more than just a stylistic choice, rather serving as a tool to directly connect past and present. The goal is to rethink the use of anachronism in period films and biopics, often criticized for distorting the historical authenticity. This dissertation analyzes Marie Antoinette (2006) along four conceptual axes: period films, biopics, post-feminism, and anachronism. By incorporating contemporary aspects into the 18th-century historical context of the Palace of Versailles, Sofia Coppola uses anachronism as a strategy to bring Marie Antoinette closer to the present, exploring contemporary issues of gender, identity, and youth.

Description

Dissertação de Mestrado submetida à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico – especialização em Dramaturgia e Realização

Keywords

Anacronismo Filme de época Biopic Pós-feminismo Marie Antoinette Sofia Coppola Anachronism Period film Post-feminism

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Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema