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Flexibilidade curricular e património: pontos de convergência para a aprendizagem no 1º CEB

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R_Final_Ana Raquel da Conceição Joaquim.pdf15.14 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A Flexibilidade Curricular é cada vez mais uma realidade nas escolas. As mudanças que se verificam na escola e nos alunos requerem cada vez mais uma maior adaptação do ensino e da prática docente à multiculturalidade que se observa nas escolas. O presente estudo, aplicado a uma turma de 3.º ano e a professores de 1.º CEB de uma instituição privada, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, pretende compreender de que forma a flexibilidade curricular, aliada aos Domínios de Autonomia curricular e usando o património como recurso, promove a aprendizagem nos alunos de um contexto de 1.º CEB. Para isso, este estudo recorreu à análise das produções dos alunos, através de atividades que envolviam as áreas curriculares do 1.º CEB, e à análise das respostas a um inquérito sob a forma de questionário aplicados aos docentes. Verifica-se que, de facto, ocorrem aprendizagens significativas nos alunos, o que impele a um trabalho mais continuado na aplicação da flexibilidade curricular, em prol da formação científica e cidadã dos alunos.
Curricular Flexibility is an increasingly reality in schools. The changes observed in schools and students require a greater adaptation of education and teaching practice to the multiculturalism observed in schools today. This study, applied to a 3rd-grade class and 1st-cycle teachers from a private institution, within the scope of Supervised Teaching Practice, aims to understand how curricular flexibility, combined with the Domains of Curricular Autonomy, using heritage as a resource, promotes learning in students in a 1st-cycle context. To achieve this, the present study analyzed student productions through activities involving the curricular areas of 1st-cycle education and examined the responses to a questionnaire administered to the teachers. It was evident that significant learning occurred in students, which encourages continued work in the application of curricular flexibility, for the scientific and civic education of students.

Description

Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

Flexibilidade curricular Património Domínios de autonomia curricular Interdisciplinaridade 1.º ciclo do ensino básico Curricular flexibility Heritage Domains of curricular autonomy Interdisciplinarity 1st cycle of basic education

Citation

Joaquim, A. R. C. (2024). Flexibilidade curricular e património: pontos de convergência para a aprendizagem no 1º CEB (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/17885

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