Repository logo
 
Publication

A valorização e os contributos da educação física e das expressões artísticas na educação pré-escolar

dc.contributor.advisorFuertes, Marinapt_PT
dc.contributor.authorPedro, Cláudia de Sena
dc.date.accessioned2022-03-15T10:58:24Z
dc.date.available2022-03-15T10:58:24Z
dc.date.issued2021-07-14
dc.descriptionRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório baseia-se na minha intervenção educativa, realizada no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), focando-se na sua análise e reflexão. Neste estágio, orientei a minha prática de acordo com as seguintes intencionalidades: estabelecer uma relação próxima e afetiva com as crianças, baseada na segurança, confiança, carinho e respeito; promover uma comunicação positiva e construtiva entre crianças para a resolução de conflitos; promover uma comunicação construtiva e colaborativa entre criança-adulto para a gestão e controle das emoções; promover e desenvolver atividades tendo em conta os interesses, necessidades e fragilidades das crianças como ser individual e como parte de um grupo. Relativamente às intencionalidades perante as famílias pautei estabelecer uma relação próxima com as mesmas, baseada na confiança e na partilha mútua de informação. No que diz respeito à equipa educativa norteei as minhas intenções em estabelecer uma relação de entreajuda e apoio. Da prática emergiu a seguinte problemática de investigação: A valorização e os contributos da educação física e das expressões artísticas em idade pré-escolar, uma vez que no contexto socioeducativo as crianças tinham bastante contacto com esta área curricular. De modo a analisar este tema, realizei uma entrevista à educadora cooperante, uma entrevista às crianças mais novas e outra às crianças mais velhas e, ainda, um questionário às famílias. Através dos resultados obtidos na minha pesquisa, é possível afirmar que tanto a educadora cooperante como as famílias valorizam as expressões artísticas e conhecem grande parte dos seus contributos/benefícios. Por fim, reflito sobre a minha prática tendo concluindo que ter realizado planificações e reflexão das atividades, notas de campo e reflexões semanais acerca de temas que considerei pertinentes, contribuíram para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Através da investigação, aprofundei as minhas capacidades investigativas e ainda o meu conhecimento acerca dos contributos das expressões artísticas em idade pré-escolar.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This report is based on my educational intervention, carried out within the Supervised Professional Practice II (RPS II), focusing on its analysis and reflection. In this internship, I guided my practice according to the following intentions: to establish a close and affectionate relationship with the children, based on security, trust, affection and respect; promote positive and constructive communication among children for conflict resolution; promote constructive and collaborative communication between child-adult for the management and control of emotions; promote and develop activities taking into account the interests, needs and weaknesses of children as an individual and as part of a group. With regard to intentions towards the families, I intended to establish a close relationship with them, based on trust and mutual sharing of information. With regard to the educational team, I guided my intentions to establish a relationship of mutual help and support. From the practice, the following research issue emerged: The valuation and contributions of physical education and artistic expressions in preschool age, since in the socio-educational context children had a lot of contact with this curricular area. In order to analyse this theme, I conducted an interview with the cooperating educator, an interview with the younger children and another with the older children, and also a questionnaire for the families. Through the results obtained in my research, it is possible to affirm that both the cooperating educator and the families value artistic expressions and recognize a great part of their contributions/benefits. Finally, I reflect on my practice, concluding that having carried out planning and reflection on activities, field notes and weekly reflections on topics that I considered pertinent, contributed to my personal and professional development. Through research, I deepened my investigative skills and also my knowledge about the contributions of artistic expressions in preschool age.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationPedro, C. S. (2021). A valorização e os contributos da educação física e das expressões artísticas na educação pré-escolar (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/14468pt_PT
dc.identifier.tid202935370
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/14468
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectJardim de infânciapt_PT
dc.subjectExpressões artísticaspt_PT
dc.subjectEducação físicapt_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.subjectKindergartenpt_PT
dc.subjectArtistic expressionspt_PT
dc.subjectPhysical educationpt_PT
dc.titleA valorização e os contributos da educação física e das expressões artísticas na educação pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório PPS II - Cláudia Pedro.pdf
Size:
1.79 MB
Format:
Adobe Portable Document Format