Publication
A valorização e os contributos da educação física e das expressões artísticas na educação pré-escolar
dc.contributor.advisor | Fuertes, Marina | pt_PT |
dc.contributor.author | Pedro, Cláudia de Sena | |
dc.date.accessioned | 2022-03-15T10:58:24Z | |
dc.date.available | 2022-03-15T10:58:24Z | |
dc.date.issued | 2021-07-14 | |
dc.description | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente relatório baseia-se na minha intervenção educativa, realizada no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), focando-se na sua análise e reflexão. Neste estágio, orientei a minha prática de acordo com as seguintes intencionalidades: estabelecer uma relação próxima e afetiva com as crianças, baseada na segurança, confiança, carinho e respeito; promover uma comunicação positiva e construtiva entre crianças para a resolução de conflitos; promover uma comunicação construtiva e colaborativa entre criança-adulto para a gestão e controle das emoções; promover e desenvolver atividades tendo em conta os interesses, necessidades e fragilidades das crianças como ser individual e como parte de um grupo. Relativamente às intencionalidades perante as famílias pautei estabelecer uma relação próxima com as mesmas, baseada na confiança e na partilha mútua de informação. No que diz respeito à equipa educativa norteei as minhas intenções em estabelecer uma relação de entreajuda e apoio. Da prática emergiu a seguinte problemática de investigação: A valorização e os contributos da educação física e das expressões artísticas em idade pré-escolar, uma vez que no contexto socioeducativo as crianças tinham bastante contacto com esta área curricular. De modo a analisar este tema, realizei uma entrevista à educadora cooperante, uma entrevista às crianças mais novas e outra às crianças mais velhas e, ainda, um questionário às famílias. Através dos resultados obtidos na minha pesquisa, é possível afirmar que tanto a educadora cooperante como as famílias valorizam as expressões artísticas e conhecem grande parte dos seus contributos/benefícios. Por fim, reflito sobre a minha prática tendo concluindo que ter realizado planificações e reflexão das atividades, notas de campo e reflexões semanais acerca de temas que considerei pertinentes, contribuíram para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Através da investigação, aprofundei as minhas capacidades investigativas e ainda o meu conhecimento acerca dos contributos das expressões artísticas em idade pré-escolar. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT This report is based on my educational intervention, carried out within the Supervised Professional Practice II (RPS II), focusing on its analysis and reflection. In this internship, I guided my practice according to the following intentions: to establish a close and affectionate relationship with the children, based on security, trust, affection and respect; promote positive and constructive communication among children for conflict resolution; promote constructive and collaborative communication between child-adult for the management and control of emotions; promote and develop activities taking into account the interests, needs and weaknesses of children as an individual and as part of a group. With regard to intentions towards the families, I intended to establish a close relationship with them, based on trust and mutual sharing of information. With regard to the educational team, I guided my intentions to establish a relationship of mutual help and support. From the practice, the following research issue emerged: The valuation and contributions of physical education and artistic expressions in preschool age, since in the socio-educational context children had a lot of contact with this curricular area. In order to analyse this theme, I conducted an interview with the cooperating educator, an interview with the younger children and another with the older children, and also a questionnaire for the families. Through the results obtained in my research, it is possible to affirm that both the cooperating educator and the families value artistic expressions and recognize a great part of their contributions/benefits. Finally, I reflect on my practice, concluding that having carried out planning and reflection on activities, field notes and weekly reflections on topics that I considered pertinent, contributed to my personal and professional development. Through research, I deepened my investigative skills and also my knowledge about the contributions of artistic expressions in preschool age. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.citation | Pedro, C. S. (2021). A valorização e os contributos da educação física e das expressões artísticas na educação pré-escolar (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/14468 | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202935370 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/14468 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Crianças | pt_PT |
dc.subject | Jardim de infância | pt_PT |
dc.subject | Expressões artísticas | pt_PT |
dc.subject | Educação física | pt_PT |
dc.subject | Children | pt_PT |
dc.subject | Kindergarten | pt_PT |
dc.subject | Artistic expressions | pt_PT |
dc.subject | Physical education | pt_PT |
dc.title | A valorização e os contributos da educação física e das expressões artísticas na educação pré-escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Relatório PPS II - Cláudia Pedro.pdf
- Size:
- 1.79 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format