Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.37 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho incide num esquema relacional, proposto pelos autores, em que se pretende compreender o papel que diferentes políticas educativas, como o currículo nacional, uma redução do
número de alunos por turma ou a aposta em formação contínua de professores, poderá ter na melhoria
das aprendizagens e competências pessoais e sociais dos alunos, ao nível do ensino não-superior em
Portugal. Em termos metodológicos, a investigação é de natureza qualitativa, na linha de um paradigma
interpretativo, embora recorrendo a técnicas quantitativas de recolha e análise dos dados. Neste
enquadramento, perspetiva-se a aplicação de um questionário desenvolvido pelos autores e que visa
avaliar as diferentes dimensões do esquema relacional proposto, recorrendo-se para o efeito a uma
amostra por conveniência constituída por 1000 docentes e diretores escolares do ensino não superior
público e particular e cooperativo, do território nacional. A amostra resulta do acesso a uma base de dados
de emails fornecida pelo Portal das Escolas. No tratamento dos dados quantitativos perspetivas e o recurso
ao modelo de equações estruturais, tendo em vista investigar as possíveis relações entre as diferentes
dimensões incorporadas no esquema relacional.
Description
Comunicação em Colóquio
Keywords
Políticas educativas Redução do número de alunos por turma Formação contínua de professores Projetos educativos Aprendizagens
Citation
Publisher
AFIRSE Portugal Instituto de Educação da Universidade do Lisboa