Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Políticas educativas e aprendizagem dos alunos no ensino não-superior português
    Publication . Antunes, Marina Godinho; Mucharreira, Pedro Ribeiro; Cabrito, Belmiro; Cerdeira, Luisa
    A presente investigação tem como objetivo investigar o papel que algumas variáveis podem ter no incremento das aprendizagens dos alunos, tais como o envolvimento dos alunos, os projetos educativos de escola algumas políticas educativas, como o currículo nacional, a redução do número de alunos por turma ou a formação contínua de professores. A investigação é de natureza qualitativa, na linha de um paradigma interpretativo, embora utilizando técnicas quantitativas de recolha e análise de dados. Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário online desenvolvido pelos autores para avaliar as diferentes dimensões do modelo proposto, recorrendo-se nesse sentido a uma amostra de conveniência constituída por 1.320 professores e diretores de escolas de ensino não-superior, público e particular e cooperativo, desde o primeiro ciclo até ao ensino secundário, do território português, no ano letivo de 2017/2018. No tratamento de dados quantitativos, utilizou-se o modelo de equações estruturais (SEM), através do software SPSS para investigar as possíveis relações entre as diferentes dimensões incorporadas no modelo. As principais conclusões do estudo apontam no sentido de que a melhoria do desempenho escolar dos alunos foi influenciada de forma significativa pelos métodos de estudo dos alunos e não revelou como diretamente significativa a influência da redução do número de alunos por turma, da formação de professores e do currículo nacional.
  • Educational policies and students learning in Portuguese educational system
    Publication . Mucharreira, Pedro Ribeiro; Antunes, Marina Godinho; Cabrito, Belmiro; Cerdeira, Luísa
    This research aims to study the role that some variables might have for the improvement of student learning. The following variables were considered for the research, namely, students’ engagement, school educational projects and some educational policies, such as the national curriculum, a class-size reduction or the commitment to continuous teacher training, trying to understand the role that they might have in the improvement of learning and personal and social skills of the students in the Portuguese educational system. This presentation is part of a larger research that is still under development and presents some results from a research model proposed by the authors. Regarding the methodology, the research is qualitative, in the line of an interpretative paradigm, although using quantitative techniques of data collection and analysis. The data were obtained through an online survey developed by the authors to evaluate the different dimensions of the proposed research model, using for this purpose a sample of convenience constituted by 1,320 teachers and school directors of non-higher education, public and private, from the first cycle to the high school, of the Portuguese territory. The email addresses were obtained from the official database available on the “Portal of Schools”. In the treatment of quantitative data, a structural equation model (SEM) was used through the SPSS software (Statistical Package for the Social Sciences), to investigate the possible relationships between the different dimensions incorporated in the model. The main conclusions of the study, considering the conceptions of the respondents, point towards that the students' school improvement was significantly influenced by the students' study methods and it is also possible to underline the relevance of school educational projects and school-based teacher training. The results of this research will contribute to the definition of new educational policies by identifying the main variables that might contribute to the students’ learning.
  • Políticas educativas e aprendizagem no ensino não-superior português
    Publication . Antunes, Marina Godinho; Mucharreira, Pedro Ribeiro; Cerdeira, Luisa; Cabrito, Belmiro
    O presente trabalho incide num esquema relacional, proposto pelos autores, em que se pretende compreender o papel que diferentes políticas educativas, como o currículo nacional, uma redução do número de alunos por turma ou a aposta em formação contínua de professores, poderá ter na melhoria das aprendizagens e competências pessoais e sociais dos alunos, ao nível do ensino não-superior em Portugal. Em termos metodológicos, a investigação é de natureza qualitativa, na linha de um paradigma interpretativo, embora recorrendo a técnicas quantitativas de recolha e análise dos dados. Neste enquadramento, perspetiva-se a aplicação de um questionário desenvolvido pelos autores e que visa avaliar as diferentes dimensões do esquema relacional proposto, recorrendo-se para o efeito a uma amostra por conveniência constituída por 1000 docentes e diretores escolares do ensino não superior público e particular e cooperativo, do território nacional. A amostra resulta do acesso a uma base de dados de emails fornecida pelo Portal das Escolas. No tratamento dos dados quantitativos perspetivas e o recurso ao modelo de equações estruturais, tendo em vista investigar as possíveis relações entre as diferentes dimensões incorporadas no esquema relacional.