Repository logo
 
Publication

Políticas educativas e aprendizagem no ensino não-superior português

dc.contributor.authorAntunes, Marina Godinho
dc.contributor.authorMucharreira, Pedro Ribeiro
dc.contributor.authorCerdeira, Luisa
dc.contributor.authorCabrito, Belmiro
dc.date.accessioned2019-02-02T10:51:23Z
dc.date.available2019-02-02T10:51:23Z
dc.date.issued2019-01
dc.descriptionComunicação em Colóquiopt_PT
dc.description.abstractO presente trabalho incide num esquema relacional, proposto pelos autores, em que se pretende compreender o papel que diferentes políticas educativas, como o currículo nacional, uma redução do número de alunos por turma ou a aposta em formação contínua de professores, poderá ter na melhoria das aprendizagens e competências pessoais e sociais dos alunos, ao nível do ensino não-superior em Portugal. Em termos metodológicos, a investigação é de natureza qualitativa, na linha de um paradigma interpretativo, embora recorrendo a técnicas quantitativas de recolha e análise dos dados. Neste enquadramento, perspetiva-se a aplicação de um questionário desenvolvido pelos autores e que visa avaliar as diferentes dimensões do esquema relacional proposto, recorrendo-se para o efeito a uma amostra por conveniência constituída por 1000 docentes e diretores escolares do ensino não superior público e particular e cooperativo, do território nacional. A amostra resulta do acesso a uma base de dados de emails fornecida pelo Portal das Escolas. No tratamento dos dados quantitativos perspetivas e o recurso ao modelo de equações estruturais, tendo em vista investigar as possíveis relações entre as diferentes dimensões incorporadas no esquema relacional.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn978-989-8272-35-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9392
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherAFIRSE Portugal Instituto de Educação da Universidade do Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://afirse.ie.ul.pt/coloquios/xxv-coloquio-2018/atas-2018/pt_PT
dc.subjectPolíticas educativaspt_PT
dc.subjectRedução do número de alunos por turmapt_PT
dc.subjectFormação contínua de professorespt_PT
dc.subjectProjetos educativospt_PT
dc.subjectAprendizagenspt_PT
dc.titlePolíticas educativas e aprendizagem no ensino não-superior portuguêspt_PT
dc.title.alternativeA investigação, a formação, as políticas e as práticas em Educação 30 anos de AFIRSE em Portugalpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage961pt_PT
oaire.citation.startPage956pt_PT
oaire.citation.titleAtas do XXV Colóquio da AFIRSE Portugalpt_PT
person.familyNameGodinho Antunes
person.familyNameRibeiro Mucharreira
person.familyNameCerdeira
person.familyNameCabrito
person.givenNameMarina
person.givenNamePedro
person.givenNameLuisa
person.givenNameBelmiro
person.identifierUosKJfUAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-id7512-9AB0-FDF0
person.identifier.ciencia-id4E1D-9BEA-8DB4
person.identifier.ciencia-id5310-AFF9-2951
person.identifier.ciencia-idC715-DE4B-70DB
person.identifier.orcid0000-0001-5363-9439
person.identifier.orcid0000-0003-0059-0576
person.identifier.orcid0000-0002-2217-7822
person.identifier.orcid0000-0003-0420-5639
person.identifier.scopus-author-id37062862500
person.identifier.scopus-author-id25025932400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationc2825599-132a-4093-8064-57f735485504
relation.isAuthorOfPublicationd0c41ef0-0230-47a0-a59c-8a73df611507
relation.isAuthorOfPublication72232093-7f5e-4e93-a4ab-b70162799190
relation.isAuthorOfPublicationdde7db75-d986-4805-95c5-50d4c1efb2de
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryc2825599-132a-4093-8064-57f735485504

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Atas_AFIRSE_2018_Mucharreira_Antunes_Cerdeira_Cabrito.pdf
Size:
3.37 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: