Repository logo
 
Publication

Um corpo total um rosto presente: conceção coreográfica a par do sentido interpretativo do aluno no desenvolvimento do ateliê coreográfico com os 6º, 7º e 8º anos da Escola de Dança do Lugar Presente

dc.contributor.advisorSilva, Madalena Xavier
dc.contributor.authorFerreira, Mélanie Gonçalves
dc.date.accessioned2019-12-23T11:50:30Z
dc.date.available2019-12-23T11:50:30Z
dc.date.issued2019-11-12
dc.descriptionRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dançapt_PT
dc.description.abstractPretende o presente documento ser o relatório de estágio realizado no ano letivo 2018/2019, previsto nas Unidades Curriculares de Estágio I e II, no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Dança (7ª edição), ministrado pela Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa. A instituição escolar selecionada para desenvolver o estágio foi a Escola de Dança do Lugar Presente, situada na cidade de Viseu, com os alunos dos 6º, 7º e 8º anos do ensino artístico especializado em dança. A intervenção pedagógica foi desenvolvida na disciplina de Ateliê Coreográfico, tendo em vista um corpo total e um rosto presente. Assim, o objetivo primeiro foi dotar os alunos de competências técnicas e artísticas necessárias a um intérprete de dança contemporânea. Considerando o paradigma atual da dança contemporânea, é cada vez mais necessário tornar os alunos competentes a nível técnico, mas também a nível interpretativo, permitindo que o corpo na sua totalidade seja fonte de emoções e significados e não meramente executante, sem qualquer carga expressiva. Assim sendo, aliado à técnica que se revela essencial, pretendeu-se consolidar o lado interpretativo e expressivo do aluno, procurando preservar a sua individualidade, também ela tão importante na dança. Desta forma, será possível aos alunos e futuros intérpretes de dança contemporânea exprimirem-se e exteriorizarem emoções, chegando ao espectador, de modo a fortalecer e a estreitar esta relação intérprete-espectador. Desta feita, para a realização deste estágio, foi utilizada a metodologia Investigação-Ação, pelo que foram empregues diferentes instrumentos de recolha de dados, como as tabelas de observação, os diários de bordo, a vídeogravação, a fotografia e os grupos de discussão. Através destes instrumentos, tornou-se possível registar os elementos primordiais desta proposta: a expressividade e a interpretação do corpo e do rosto.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - This document intends to be the proposal for the internship that take place in the school year 2018/2019, intended in the Internship Curricular Units I and II, within the Master’s Degree Course in Dance Teaching (7th edition), lectured by the Superior School of Dance from the Polytechnic Institute of Lisbon. The educational institution selected to develop this internship was the Dance School Lugar Presente, in Viseu, with students from the 6th, 7th and 8th grades that attend the specialized artistic education in dance. The educational intervention was developed in the subject of Choreographic Atelier, bearing in mind a total body and a present face. Therefore, the proposal intends to endow students with technical and artistical skills necessary for an interpreter of contemporary dance. Considering the actual paradigm of contemporary dance, it is increasingly necessary to have students competent at a technical level, but also at an interpretative level, allowing the all body to be a source of emotions and meanings and not merely bodies without any expressive weight. Combined to the technique, which is essential, it is intended to consolidate the student’s interpretative and expressive side, trying to preserve something very important in dance, the individuality. This way, it will be possible for students and future dancers express themselves and exteriorize emotions that can reach the spectator, invigorating and narrowing the dancer-spectator relationship. To achieve the proposal, an Investigation-Action methodology was used, invoking different instruments for data collection, such as, observation grids, logbooks, video recording, photography and discussion groups. Through these instruments it was possible to register the primary objectives of this proposal: the expressiveness and the interpretation of the body and the face.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid202328520
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/10918
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.publisherEscola Superior de Dança de Lisboa
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectAteliê coreográficopt_PT
dc.subjectInterpretaçãopt_PT
dc.subjectExpressividadept_PT
dc.subjectCorpopt_PT
dc.subjectRostopt_PT
dc.subjectChoreographic atelierpt_PT
dc.subjectInterpretationpt_PT
dc.subjectExpressivenesspt_PT
dc.subjectBodypt_PT
dc.subjectFacept_PT
dc.titleUm corpo total um rosto presente: conceção coreográfica a par do sentido interpretativo do aluno no desenvolvimento do ateliê coreográfico com os 6º, 7º e 8º anos da Escola de Dança do Lugar Presentept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleUm corpo total um rosto presente: conceção coreográfica a par do sentido interpretativo do aluno no desenvolvimento do ateliê coreográfico com os 6º, 7º e 8º anos da Escola de Dança do Lugar Presentept_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório de Estágio Mélanie Ferreira nº5 4148.pdf
Size:
1.17 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: