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- O contributo das ferramentas de composição coreográfica no contexto da aula de técnica de dança contemporânea e moderna como estímulo à criatividadePublication . Lobo, Isabel; Silva, MadalenaNa formação de um estudante do ensino artístico especializado de dança, esperase que este tenha a maior abrangência possível de aprendizagens, onde haja o estímulo em diferentes aspetos, tanto na aula de técnica de dança como na criatividade do aluno, sempre com vista a que este seja capaz de resolver qualquer proposta criativa ao longo do seu percurso. O Ginasiano Escola de Dança tem desde cedo o objetivo de oferecer este estímulo à criatividade nas diferentes áreas, aos seus alunos, seja na disciplina de Expressão Criativa seja na disciplina de Práticas Complementares de Dança, com um foco intensivo nas diversas linguagens técnicas a que os seus alunos também têm acesso. Desta forma, são vários os autores que defendem um ensino que estimule e integre as ferramentas de composição, no contexto das aulas de técnica de dança, possibilitando ao aluno desenvolver simultaneamente as suas capacidades técnicas e artísticas, estímulo essencial da criatividade. Assim, torna-se imperativo o desenvolvimento de um trabalho forte e diversificado na aula de Técnica de Dança Contemporânea e Moderna e, no mesmo espaço de aula, o desenvolvimento de um trabalho por onde passe o processo criativo, através de diferentes Métodos e Processos de Criação Coreográfica, que possibilitem ao aluno a análise do seu próprio movimento utilizando Ferramentas de Composição. Para isso, procura-se que o aluno usufrua das suas capacidades técnicas para a resposta de propostas criativas e, pensando no contexto profissional, para a construção de trabalhos coreográficos. O presente Relatório Final de Estágio apresenta um processo de investigaçãoação onde foram questionados aspetos relacionados com a Técnica de Dança e o estímulo à Criatividade. O objetivo principal desta investigação aponta o estímulo da Criatividade dos alunos, através do uso da manipulação como Ferramenta de Composição Coregráfica, no ensino paralelo na aula de Técnica de Dança Contemporânea e Moderna, de forma a promover o melhoramento das capacidades técnicas, no contexto do Curso Básico do 4º ano do Ginasiano Escola de Dança, no ano letivo de 2018/2019.
- Um corpo total um rosto presente: conceção coreográfica a par do sentido interpretativo do aluno no desenvolvimento do ateliê coreográfico com os 6º, 7º e 8º anos da Escola de Dança do Lugar PresentePublication . Ferreira, Mélanie Gonçalves; Silva, Madalena XavierPretende o presente documento ser o relatório de estágio realizado no ano letivo 2018/2019, previsto nas Unidades Curriculares de Estágio I e II, no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Dança (7ª edição), ministrado pela Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa. A instituição escolar selecionada para desenvolver o estágio foi a Escola de Dança do Lugar Presente, situada na cidade de Viseu, com os alunos dos 6º, 7º e 8º anos do ensino artístico especializado em dança. A intervenção pedagógica foi desenvolvida na disciplina de Ateliê Coreográfico, tendo em vista um corpo total e um rosto presente. Assim, o objetivo primeiro foi dotar os alunos de competências técnicas e artísticas necessárias a um intérprete de dança contemporânea. Considerando o paradigma atual da dança contemporânea, é cada vez mais necessário tornar os alunos competentes a nível técnico, mas também a nível interpretativo, permitindo que o corpo na sua totalidade seja fonte de emoções e significados e não meramente executante, sem qualquer carga expressiva. Assim sendo, aliado à técnica que se revela essencial, pretendeu-se consolidar o lado interpretativo e expressivo do aluno, procurando preservar a sua individualidade, também ela tão importante na dança. Desta forma, será possível aos alunos e futuros intérpretes de dança contemporânea exprimirem-se e exteriorizarem emoções, chegando ao espectador, de modo a fortalecer e a estreitar esta relação intérprete-espectador. Desta feita, para a realização deste estágio, foi utilizada a metodologia Investigação-Ação, pelo que foram empregues diferentes instrumentos de recolha de dados, como as tabelas de observação, os diários de bordo, a vídeogravação, a fotografia e os grupos de discussão. Através destes instrumentos, tornou-se possível registar os elementos primordiais desta proposta: a expressividade e a interpretação do corpo e do rosto.