Repository logo
 
Publication

Modelos pedagógicos dos educadores na interação e na comunicação com as crianças durante tarefa cooperativa

dc.contributor.authorClérigo, Joana
dc.contributor.authorSousa, Otília
dc.contributor.authorLino, Dalila
dc.contributor.authorFuertes, Marina
dc.date.accessioned2021-03-10T08:46:36Z
dc.date.available2021-03-10T08:46:36Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractOs modelos pedagógicos guiam a atuação do educador (designado pedagogo no Brasil) ao perspetivar o papel da criança, do adulto, dos processos e dos contextos na aprendizagem. Neste estudo, pretende-se estudar a qualidade interativa (em termos de empatia, atenção, reciprocidade, cooperação, elaboração/fantasia e desafio proposto) e o estilo comunicativo (quanto à valorização, interrogação e orientação da atividade) em educadores com afiliações pedagógicas distintas. Para o efeito, participaram neste estudo 16 educadoras que se consideram afiliadas ao modelo High Scope (HS), 21 educadoras ao Movimento da Escola Moderna (MEM – movimento português inspirado na pedagogia Freinet) e 20 educadoras sem afiliação expressa a um modelo pedagógico (SMP). As educadoras realizaram, em colaboração com uma criança, um produto com materiais e ferramentas disponibilizados durante 20 minutos. As educadoras que se consideram afiliadas a modelos reagiram de forma mais adequada e com maior prontidão às observações e às emoções da criança do que as educadoras sem modelo preferencial. Em termos comunicativos, o grupo de educadoras MEM apresenta, em comparação com os outros dois grupos, mais perguntas de processo, sugestões, indicações e elogios. As perguntas de conteúdo e críticas são mais frequentes no grupo SMP. Em suma, os nossos resultados indicam que o modelo pedagógico do educador pode contribuir para a forma como interage com a criança.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationClérigo, J., Sousa, O., Lino, D., Fuertes, M. (2021) Modelos pedagógicos dos educadores na interação e na comunicação com as crianças durante tarefa cooperativa. in Fuertes, M., Nunes, C., Rosa, J., Almeida, A. R., Esteves, S.(Eds.) Teoria, práticas e investigação em intervenção precoce II (pp. 101-123) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.119pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.119pt_PT
dc.identifier.issn978-989-8912-14-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/13058
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2021/e-book_int_pre_21_vf3c_doi.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectInteração educador-criançapt_PT
dc.subjectComunicação verbalpt_PT
dc.subjectModelos pedagógicospt_PT
dc.titleModelos pedagógicos dos educadores na interação e na comunicação com as crianças durante tarefa cooperativapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage147pt_PT
oaire.citation.startPage125pt_PT
oaire.citation.titleTeoria, práticas e investigação em intervenção precoce IIpt_PT
person.familyNameSousa
person.familyNameLino
person.familyNameFuertes
person.givenNameOtília
person.givenNameDalila
person.givenNameMarina
person.identifier526876
person.identifier.ciencia-idE91B-9F4A-47CF
person.identifier.ciencia-idE514-D8FA-57C2
person.identifier.ciencia-id2416-A724-93B2
person.identifier.orcid0000-0001-7755-2418
person.identifier.orcid0000-0001-7655-6679
person.identifier.orcid0000-0001-7061-5092
person.identifier.ridM-6480-2013
person.identifier.scopus-author-id16301662000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationf9f52429-7b5d-4b43-af15-b663dccd29d8
relation.isAuthorOfPublication24bb1f14-446c-4a3a-a932-60b2e0ca030c
relation.isAuthorOfPublicationfbb8b28c-1228-4391-8dfd-bde2c9e204d8
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfbb8b28c-1228-4391-8dfd-bde2c9e204d8

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Modelos pedagógicos dos educadores na interação e na comunicação com as crianças durante tarefa cooperativae-book_int_pre_21.pdf
Size:
454.64 KB
Format:
Adobe Portable Document Format