Publication
Modelos pedagógicos dos educadores na interação e na comunicação com as crianças durante tarefa cooperativa
dc.contributor.author | Clérigo, Joana | |
dc.contributor.author | Sousa, Otília | |
dc.contributor.author | Lino, Dalila | |
dc.contributor.author | Fuertes, Marina | |
dc.date.accessioned | 2021-03-10T08:46:36Z | |
dc.date.available | 2021-03-10T08:46:36Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | Os modelos pedagógicos guiam a atuação do educador (designado pedagogo no Brasil) ao perspetivar o papel da criança, do adulto, dos processos e dos contextos na aprendizagem. Neste estudo, pretende-se estudar a qualidade interativa (em termos de empatia, atenção, reciprocidade, cooperação, elaboração/fantasia e desafio proposto) e o estilo comunicativo (quanto à valorização, interrogação e orientação da atividade) em educadores com afiliações pedagógicas distintas. Para o efeito, participaram neste estudo 16 educadoras que se consideram afiliadas ao modelo High Scope (HS), 21 educadoras ao Movimento da Escola Moderna (MEM – movimento português inspirado na pedagogia Freinet) e 20 educadoras sem afiliação expressa a um modelo pedagógico (SMP). As educadoras realizaram, em colaboração com uma criança, um produto com materiais e ferramentas disponibilizados durante 20 minutos. As educadoras que se consideram afiliadas a modelos reagiram de forma mais adequada e com maior prontidão às observações e às emoções da criança do que as educadoras sem modelo preferencial. Em termos comunicativos, o grupo de educadoras MEM apresenta, em comparação com os outros dois grupos, mais perguntas de processo, sugestões, indicações e elogios. As perguntas de conteúdo e críticas são mais frequentes no grupo SMP. Em suma, os nossos resultados indicam que o modelo pedagógico do educador pode contribuir para a forma como interage com a criança. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Clérigo, J., Sousa, O., Lino, D., Fuertes, M. (2021) Modelos pedagógicos dos educadores na interação e na comunicação com as crianças durante tarefa cooperativa. in Fuertes, M., Nunes, C., Rosa, J., Almeida, A. R., Esteves, S.(Eds.) Teoria, práticas e investigação em intervenção precoce II (pp. 101-123) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.119 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.119 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 978-989-8912-14-5 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/13058 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2021/e-book_int_pre_21_vf3c_doi.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Interação educador-criança | pt_PT |
dc.subject | Comunicação verbal | pt_PT |
dc.subject | Modelos pedagógicos | pt_PT |
dc.title | Modelos pedagógicos dos educadores na interação e na comunicação com as crianças durante tarefa cooperativa | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 147 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 125 | pt_PT |
oaire.citation.title | Teoria, práticas e investigação em intervenção precoce II | pt_PT |
person.familyName | Sousa | |
person.familyName | Lino | |
person.familyName | Fuertes | |
person.givenName | Otília | |
person.givenName | Dalila | |
person.givenName | Marina | |
person.identifier | 526876 | |
person.identifier.ciencia-id | E91B-9F4A-47CF | |
person.identifier.ciencia-id | E514-D8FA-57C2 | |
person.identifier.ciencia-id | 2416-A724-93B2 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7755-2418 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7655-6679 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7061-5092 | |
person.identifier.rid | M-6480-2013 | |
person.identifier.scopus-author-id | 16301662000 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | f9f52429-7b5d-4b43-af15-b663dccd29d8 | |
relation.isAuthorOfPublication | 24bb1f14-446c-4a3a-a932-60b2e0ca030c | |
relation.isAuthorOfPublication | fbb8b28c-1228-4391-8dfd-bde2c9e204d8 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | fbb8b28c-1228-4391-8dfd-bde2c9e204d8 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Modelos pedagógicos dos educadores na interação e na comunicação com as crianças durante tarefa cooperativae-book_int_pre_21.pdf
- Size:
- 454.64 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format