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Impacto da formação e modelação de interações entre pais e filhos nos problemas de comportamento – uma proposta de intervenção
dc.contributor.author | Carlos, Jéssica | |
dc.contributor.author | Almeida, Tiago | |
dc.date.accessioned | 2019-09-11T09:55:51Z | |
dc.date.available | 2019-09-11T09:55:51Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | Os Problemas de Comportamento que podem ocorrer durante os primeiros anos estão, muitas vezes, associados a comportamentos de impulsividade, agressividade, desatenção e oposição (Kaminski, Valle, Filene & Boyle, 2008), constituindo um desafio para famílias. Simultaneamente, estes comportamentos implicam, muitas vezes, dificuldades nas relações interpessoais e nos comportamentos de cooperação destas crianças com os pares (Schaefer, 2010). A Intervenção Precoce através, por exemplo, de Programas de Intervenção com Pais oferece-se como uma possibilidade de atuação eficaz nos problemas de comportamento em idades precoces (Sanders, 1999; Kaminsky et al., 2008). Especificamente, Blasi, Hurwitz e Hurwitz (2002) referem que estes programas tendem a aumentar a sua eficácia se associados ao brincar que é, por sua vez, uma das atividades preferenciais na infância. O objetivo deste estudo foi criar e testar um protocolo de modelação de interações entre pais e crianças, através do brincar. Paralelamente, pretendeu-se analisar qual o impacto das estratégias de modelação utilizadas pelo investigador nos comportamentos-alvo de pais e crianças. Participaram três famílias do distrito de Lisboa que se voluntariaram para o estudo. O protocolo consistia numa sessão de recolha de dados inicial em que foi avaliada a frequência dos comportamentos-alvo de um dos pais e da criança, seguindo-se cinco sessões de intervenção e uma sessão de jogo final de avaliação. Os principais resultados sugerem que os comportamentos- alvo que mais aumentaram no pai ou mãe foram o elogio específico e as instruções diretas. Simultaneamente, verificou-se uma diminuição acentuada no total de comportamentos-alvo de oposição e resistência avaliados nas crianças. Sintetizando, o estudo sugere que a modelação de práticas e a formação parental poderão ser estratégias eficazes na melhoria da gestão de comportamentos de oposição e resistência de crianças pequenas. Especificamente parece importante que as práticas parentais incluam competências específicas de gestão comportamental, positivas, claras e diretas. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.051 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8912-02-2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/10494 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CIED (Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2018/ebook_vf.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Problemas de comportamento | pt_PT |
dc.subject | Interação pais-Filhos | pt_PT |
dc.subject | Intervenção | pt_PT |
dc.title | Impacto da formação e modelação de interações entre pais e filhos nos problemas de comportamento – uma proposta de intervenção | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 232 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 210 | pt_PT |
oaire.citation.title | Teoria, práticas e investigação em intervenção precoce | pt_PT |
person.familyName | Almeida | |
person.givenName | Tiago | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3557-0623 | |
person.identifier.rid | E-4956-2011 | |
person.identifier.scopus-author-id | 25924238600 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 132193af-afed-498d-a7f5-dc49fe7a89e2 | |
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