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Impacto da formação e modelação de interações entre pais e filhos nos problemas de comportamento – uma proposta de intervenção

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Os Problemas de Comportamento que podem ocorrer durante os primeiros anos estão, muitas vezes, associados a comportamentos de impulsividade, agressividade, desatenção e oposição (Kaminski, Valle, Filene & Boyle, 2008), constituindo um desafio para famílias. Simultaneamente, estes comportamentos implicam, muitas vezes, dificuldades nas relações interpessoais e nos comportamentos de cooperação destas crianças com os pares (Schaefer, 2010). A Intervenção Precoce através, por exemplo, de Programas de Intervenção com Pais oferece-se como uma possibilidade de atuação eficaz nos problemas de comportamento em idades precoces (Sanders, 1999; Kaminsky et al., 2008). Especificamente, Blasi, Hurwitz e Hurwitz (2002) referem que estes programas tendem a aumentar a sua eficácia se associados ao brincar que é, por sua vez, uma das atividades preferenciais na infância. O objetivo deste estudo foi criar e testar um protocolo de modelação de interações entre pais e crianças, através do brincar. Paralelamente, pretendeu-se analisar qual o impacto das estratégias de modelação utilizadas pelo investigador nos comportamentos-alvo de pais e crianças. Participaram três famílias do distrito de Lisboa que se voluntariaram para o estudo. O protocolo consistia numa sessão de recolha de dados inicial em que foi avaliada a frequência dos comportamentos-alvo de um dos pais e da criança, seguindo-se cinco sessões de intervenção e uma sessão de jogo final de avaliação. Os principais resultados sugerem que os comportamentos- alvo que mais aumentaram no pai ou mãe foram o elogio específico e as instruções diretas. Simultaneamente, verificou-se uma diminuição acentuada no total de comportamentos-alvo de oposição e resistência avaliados nas crianças. Sintetizando, o estudo sugere que a modelação de práticas e a formação parental poderão ser estratégias eficazes na melhoria da gestão de comportamentos de oposição e resistência de crianças pequenas. Especificamente parece importante que as práticas parentais incluam competências específicas de gestão comportamental, positivas, claras e diretas.

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Problemas de comportamento Interação pais-Filhos Intervenção

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CIED (Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa

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