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Authors
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Abstract(s)
Os Problemas de Comportamento que podem ocorrer durante
os primeiros anos estão, muitas vezes, associados a comportamentos
de impulsividade, agressividade, desatenção e oposição (Kaminski, Valle,
Filene & Boyle, 2008), constituindo um desafio para famílias. Simultaneamente,
estes comportamentos implicam, muitas vezes, dificuldades
nas relações interpessoais e nos comportamentos de cooperação
destas crianças com os pares (Schaefer, 2010). A Intervenção Precoce
através, por exemplo, de Programas de Intervenção com Pais oferece-se
como uma possibilidade de atuação eficaz nos problemas de comportamento
em idades precoces (Sanders, 1999; Kaminsky et al., 2008). Especificamente,
Blasi, Hurwitz e Hurwitz (2002) referem que estes programas
tendem a aumentar a sua eficácia se associados ao brincar que
é, por sua vez, uma das atividades preferenciais na infância. O objetivo
deste estudo foi criar e testar um protocolo de modelação de interações
entre pais e crianças, através do brincar. Paralelamente, pretendeu-se
analisar qual o impacto das estratégias de modelação utilizadas pelo
investigador nos comportamentos-alvo de pais e crianças. Participaram
três famílias do distrito de Lisboa que se voluntariaram para o estudo.
O protocolo consistia numa sessão de recolha de dados inicial em que
foi avaliada a frequência dos comportamentos-alvo de um dos pais e
da criança, seguindo-se cinco sessões de intervenção e uma sessão de
jogo final de avaliação. Os principais resultados sugerem que os comportamentos-
alvo que mais aumentaram no pai ou mãe foram o elogio
específico e as instruções diretas. Simultaneamente, verificou-se uma
diminuição acentuada no total de comportamentos-alvo de oposição
e resistência avaliados nas crianças. Sintetizando, o estudo sugere que
a modelação de práticas e a formação parental poderão ser estratégias
eficazes na melhoria da gestão de comportamentos de oposição e
resistência de crianças pequenas. Especificamente parece importante
que as práticas parentais incluam competências específicas de gestão
comportamental, positivas, claras e diretas.
Description
Keywords
Problemas de comportamento Interação pais-Filhos Intervenção
Citation
Publisher
CIED (Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa