Repository logo
 
Publication

O poder da infografia o ensino da Estatística

dc.contributor.authorSilvestre, Cláudia
dc.contributor.authorMeireles, Ana
dc.date.accessioned2021-01-06T14:54:38Z
dc.date.available2021-01-06T14:54:38Z
dc.date.issued2020-11-18
dc.description.abstractO reconhecimento do papel da estatística e a sua presença constante nos meios de comunicação conduz-nos a um grande desafio – a formação. Para que a população em geral possa compreender a informação que lhes é apresentada e decidir se esta está a ser usada de forma verdadeira ou falsa (fake news) é importante que se invista na formação e que se promova o desenvolvimento do pensamento crítico nesta área. (Gal, 2005; Helenius & Mikkela, 2011 e Sušec et al, 2014). Nesse sentido é crucial que a estatística seja uma componente ativa na formação dos profissionais de comunicação para que estes possam tomar mais partido da informação numérica e comunicá-la de forma eficiente. Também é necessário que os professores tenham uma atitude diferente quanto ao ensino da estatística (Silvestre e Meireles, 2017). Neste trabalho pretendemos apresentar as infografias como um instrumento eficiente para se retirar informação útil de dados numéricos e comunicá-los de forma apelativa e percetível, tendo por base infografias realizadas por alunos de comunicação na unidade curricular Estatística. Pela nossa experiência, apercebemo-nos que os alunos conseguem compreender os conceitos básicos de estatística, desenvolvem pensamento crítico e sentem-se mais motivados em aula.pt_PT
dc.description.sponsorshipProjeto de investigação desenvolvido com o apoio do Instituto Politécnico de Lisboa, no âmbito do Concurso IDI&CA - ref. IPL/2020/ETC_ESCSpt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationSilvestre, C.V., & Meireles, A. (2020, novembro 18-20). O poder da infografia o ensino da Estatística. Comunicação apresentada, online, na10.ª Conferência FORGES: O Ensino Superior na Era Digital nos Países e Regiões de Língua Portuguesa: Desafios e Propostas. Universidade de Évora, Portugalpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12571
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherFORGESpt_PT
dc.publisherUniversidade de Évorapt_PT
dc.publisherEscola Superior de Saúde do Alcoitãopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.aforges.org/events/10a-conferencia-forges/pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectComunicarpt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectEstatísticapt_PT
dc.subjectInfografiapt_PT
dc.subjectPensamento críticopt_PT
dc.subjectIPL/2020/ETC_ESCSpt_PT
dc.titleO poder da infografia o ensino da Estatísticapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade de Évora, Portugalpt_PT
oaire.citation.titlena10.ª Conferência FORGES: O Ensino Superior na Era Digital nos Países e Regiões de Língua Portuguesa: Desafios e Propostaspt_PT
person.familyNameSilvestre
person.givenNameCláudia
person.identifier.ciencia-idDA12-EF3F-C7CD
person.identifier.orcid0000-0002-8850-4304
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication08fbc1bf-3387-4137-8c03-c4664dd43375
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery08fbc1bf-3387-4137-8c03-c4664dd43375

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
METADADOS O poder da infografia o ensino da Estatística.pdf
Size:
116.2 KB
Format:
Adobe Portable Document Format