Logo do repositório
 
Miniatura indisponível
Publicação

O Adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis como imposto sobre as Grande Fortunas: possibilidade de aplicação no Direito Brasileiro?

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
B4.pdf1.18 MBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

Pretendemos neste estudo apurar se é legítimo fazer incidir um esforço fiscal [adicional] sobre os proprietários de património imobiliário; estudar a solução portuguesa, traçando as linhas estruturantes do AIMI e a sua caraterização sistémica para, em terceiro lugar, discutir a possibilidade de previsão dessa solução no Brasil. Nesse último aspeto, discutir-se-á se uma figura tributária similar ao AIMI, circunstância que guardaria consonância com os preceitos do sistema constitucional tributário brasileiro, como manifestação do Imposto sobre as Grandes Fortunas (artigo 153, VII) ou como manifestação do exercício da competência residual para a instituição de impostos (art. 154, I) e/ou de contribuições especiais (art. 195, §4º).

Descrição

Capitulo de livro

Palavras-chave

Imposto sobre as grandes fortunas TGIS Adicional ao imposto municipal sobre imóveis Portugal Brasil

Contexto Educativo

Citação

Domingos, F. N., & Rei, J. A. (2021). O Adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis como imposto sobre as Grande Fortunas: possibilidade de aplicação no Direito Brasileiro? in B. S. Vieira (2021). Código Tributário Nacional. 55 anos, Reflexões e Desafios (pp. 185-195). Thoth Editora.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

Thoth Editora

Coleções

Licença CC