Repository logo
 
Publication

A presença da mulher na publicidade

dc.contributor.authorPereira, Francisco José Costa
dc.contributor.authorVerissimo, Jorge
dc.date.accessioned2021-01-26T11:04:39Z
dc.date.available2021-01-26T11:04:39Z
dc.date.issued2005
dc.description.abstractO estudo efectuado neste relatório tem como objectivo identificar se a publicidade veiculada em Portugal efectua alguma discriminação por género e como os estereótipos do masculino e do feminino na perspectiva de Bem (1974) eram veiculados por ela. Deste modo, procuraremos perceber qual o papel desempenhado na publicidade por homens e mulheres. As hipóteses de partida passam por equacionar qual é a ideologia dominante na publicidade, de modo a entendermos se esta é, ainda, a da sociedade controlada pelos homens, ou se existe alguma outra lógica subjacente. A investigação resulta de uma pesquisa efectuada à publicidade veiculada por todos os media nacionais em Portugal, televisões em sinal a aberto, rádio, imprensa, Internet e publicidade exterior. De notar, que todas as mensagens recolhidas tinham obrigatoriamente de ter personagens, fossem eles masculinos ou femininos, para se poder identificar os papéis que eles desempenhavam.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPereira, F. & Veríssimo, J. (2005). A presença da mulher na publicidade. Observatório da Publicidade.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12691
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherObservatório da Publicidadept_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectImagem da mulherpt_PT
dc.subjectPublicidadept_PT
dc.subjectAnálise psicossocialpt_PT
dc.subjectPersonagens na publicidadept_PT
dc.subjectDiscurso publicitáriopt_PT
dc.subjectValores sociaispt_PT
dc.subjectEstilos de vidapt_PT
dc.subjectAnálise cromáticapt_PT
dc.subjectMensagem publicitáriapt_PT
dc.subjectAnúncio publicitáriopt_PT
dc.subjectProduto publicitáriopt_PT
dc.titleA presença da mulher na publicidadept_PT
dc.typereport
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlace[Lisboa]pt_PT
oaire.citation.titleA presença da mulher na publicidadept_PT
person.familyNameVerissimo
person.givenNameJorge
person.identifier.orcid0000-0001-8045-4114
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typereportpt_PT
relation.isAuthorOfPublication51cef9af-7b23-4dfc-8fb9-a8ea352f7d40
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery51cef9af-7b23-4dfc-8fb9-a8ea352f7d40

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
2005-A PRESENÇA DA MULHER NA PUBLICIDADE.pdf
Size:
592.02 KB
Format:
Adobe Portable Document Format