Repository logo
 
Publication

Introdução

dc.contributor.authorSousa, Otília
dc.contributor.authorFerreira, Patrícia
dc.contributor.authorEstrela, Antónia
dc.contributor.authorEsteves, Sandrina
dc.date.accessioned2020-07-22T09:19:57Z
dc.date.available2020-07-22T09:19:57Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractA edição do ebook Investigação e Práticas em Leitura resulta da se-leção trabalhos de investigação e reflexões desenvolvidos em torno de uma problemática central das sociedades contemporâneas: formar cidadãos letrados capazes de intervir usando de forma crítica a leitura e a escrita. Os textos reunidos neste livro enquadram-se na temática global da Leitura, baseando-se em enfoques vários, com especial incidência nos eixos da compreensão da leitura, das práticas docentes neste campo e da diferenciação de percursos de ensino e da aprendizagem desta competência. No primeiro capítulo desta publicação, Histórias Multissensoriais: Um projeto de literacia inclusiva, Clarisse Nunes, Encarnação Silva, Rita Nobre, Teresa Miguel, Sandra Antunes, Cátia Rijo e Helena Grácio apre-sentam o projeto StoryLab, concebido com o objetivo central de contri-buir para o desenvolvimento de competências de literacia através do recurso a histórias multissensoriais, numa perspetiva inclusiva. Com o género narrativo como foco, no segundo capítulo, Compreen-são de narrativas em leitores típicos e em leitores com desenvolvimento atípico pós AVC, Sabrine Towsend, Rosângela Gabriel e Lilian Cristine Hübner trazem-nos uma comparação entre os desempenhos de leito-res com percursos típico e atípico de desenvolvimento na compreen-são de textos escritos. Trabalhar a leitura numa perspetiva de educação para o desenvolvi-mento: uma experiência no 3.º ano de escolaridade, da autoria de Ga-briela Barbosa, Ana Raquel Aguiar e Tânia Passos, é o terceiro capítu-lo deste Ebook, apresentando um estudo realizado no âmbito de uma unidade curricular de prática de ensino supervisionada num programa de formação inicial de professores. As autoras focalizam o trabalho desenvolvido com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico no campo da educação literária em torno de eixos estruturantes da Educação para o Desenvolvimento. Também num contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, Ana Sofia Lopes e Célia Gonçalves Morgado debruçam-se, no texto Das situações verbais à compreensão da leitura: Dados de um estudo no 1.º CEB, organizado no quarto capítulo desta publicação, sobre modalidades de abordagem da classe de palavras verbo como elemento influente na compreensão da leitura. No quinto capítulo do ebook, da autoria de Teresa Costa-Pereira, Gonçalo Henriques e Otília Sousa, intitulado Manuais escolares: textos, compreensão na leitura e acesso ao conhecimento, os autores apresentam um trabalho de análise de manuais do 4.º ano de escolaridade, problematizando o papel que estes desempenham no desenvolvimento de competências de leitura. No sexto capítulo, A leitura detalhada... Estratégias interacionais de compreensão e aprofundamento da leitura, Célia Barbeiro apresenta uma atividade de leitura desenvolvida com alunos do 5.º ano de escolaridade no âmbito do programa Reading to learn e analisa os resultados obtidos à luz dos elementos que enformam a metodologia da leitura detalhada e da utilização desta metodologia pelos docentes na interação com os alunos. Alina Galvão Spinillo, Angela Naschold, Leidy Johana Peralta Marín e Priscylla Emeline Silva Duarte apresentam, no sétimo capítulo, o texto Um estudo exploratório sobre a compreensão de fábulas por crianças da educação infantil e do ensino fundamental, no qual analisam o desenvolvimento da compreensão destes textos pelas crianças e problematizam o papel da alfabetização neste processo. A compreensão leitora de alunos brasileiros: Uma análise com base no nível de escolaridade, no tipo de tarefa e no tipo de questões, de Vera Wannmacher Pereira, Danielle Baretta e Patrícia Martins Valente, é o oitavo capítulo do ebook, apresentando um trabalho de investigação sobre a compreensão da leitura de alunos brasileiros, com destaque para a compreensão inferencial. Por fi , Marilde Queiroz Guedes traz-nos, no nono capítulo, o texto Práticas pedagógicas de leitura e escrita na educação do campo no território de identidade Bacia do Rio Grande – BA, no qual analisa as práticas docentes neste contexto a partir da observação de situações de ensino e aprendizagem, de entrevistas e da análise de diários de bordo.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSousa, O., Ferreira, P., Estrela, A., Esteves, S. (2020) Introdução in Sousa, O., Ferreira, P., Estrela, A., Esteves, S. Investigação e Práticas em Leitura. (7-8) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.079pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-11-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12074
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2020/e-book_final_final_alt_07_07_vf.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectInvestigaçãopt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectPráticas docentespt_PT
dc.titleIntroduçãopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage9pt_PT
oaire.citation.startPage7pt_PT
oaire.citation.titleInvestigação e Práticas em Leiturapt_PT
person.familyNameSousa
person.familyNameFerreira
person.familyNamePimentel Estrela
person.familyNameEsteves
person.givenNameOtília
person.givenNamePatrícia
person.givenNameAntónia
person.givenNameSandrina
person.identifier.ciencia-idE91B-9F4A-47CF
person.identifier.ciencia-id2715-4578-71B8
person.identifier.ciencia-idF219-2C29-FD33
person.identifier.ciencia-id3C11-B55B-7B73
person.identifier.orcid0000-0001-7755-2418
person.identifier.orcid0000-0003-2423-4533
person.identifier.orcid0000-0002-5170-4468
person.identifier.orcid0000-0003-1438-7851
person.identifier.scopus-author-id57761184000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationf9f52429-7b5d-4b43-af15-b663dccd29d8
relation.isAuthorOfPublication2a8e6a5f-1da2-43db-b444-5636d20887d8
relation.isAuthorOfPublicationb835277a-eb5c-408b-a6a4-ec60bf718e67
relation.isAuthorOfPublication4e414926-1b4c-4e4c-9e0e-f9f43097157f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2a8e6a5f-1da2-43db-b444-5636d20887d8

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
IntroduçãoInvestigação e Práticas em Leitura_e-book.pdf
Size:
137.32 KB
Format:
Adobe Portable Document Format