Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Crianças, creche e formação

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

As crianças pequenas ocupam um lugar central nas sociedades europeias atuais e esse facto reflete-se na forma como os Estados têm procurado criar serviços, mais ou menos institucionalizados, para responder a essa demanda, sobretudo para responder às necessidades das famílias. Por outro lado, a forma como olhamos para o presente das crianças pequenas e, acima de tudo, para o que se antecipa ser o seu “por vir” (Almeida, 2018a) influem na organização dessas respostas e na forma como se entende a infância e se trabalha com as crianças dos 0 aos 3 anos. Esta tensão entre presente e futuro tem sido uma constante e está bem visível e presente desde, por exemplo, a publicação de Emílio, ou da Educação por Rousseau em 1762 (Almeida, 2018a; Smith, 2014).

Description

Keywords

Crianças Creche Formação

Citation

Almeida, T., Tomás, C. (2018). Crianças, creche e formação. In C. Tomás, T. Almeida & D. Lino (Coords.), Educação e Práticas Pedagógicas com crianças dos 0 aos 3 anos: Diálogos entre Pedagogia, Psicologia e Sociologia. (pp. 5-12) .Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. ISBN 978-989-8912-05-3 DOI:https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.027

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais

CC License

Altmetrics