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Advisor(s)
Abstract(s)
As crianças pequenas ocupam um lugar central nas sociedades europeias
atuais e esse facto reflete-se na forma como os Estados têm procurado
criar serviços, mais ou menos institucionalizados, para responder a essa
demanda, sobretudo para responder às necessidades das famílias. Por
outro lado, a forma como olhamos para o presente das crianças pequenas
e, acima de tudo, para o que se antecipa ser o seu “por vir” (Almeida,
2018a) influem na organização dessas respostas e na forma como se
entende a infância e se trabalha com as crianças dos 0 aos 3 anos. Esta
tensão entre presente e futuro tem sido uma constante e está bem visível
e presente desde, por exemplo, a publicação de Emílio, ou da Educação por
Rousseau em 1762 (Almeida, 2018a; Smith, 2014).
Description
Keywords
Crianças Creche Formação
Citation
Almeida, T., Tomás, C. (2018). Crianças, creche e formação. In C. Tomás, T. Almeida & D. Lino (Coords.), Educação e Práticas Pedagógicas com crianças dos 0 aos 3 anos: Diálogos entre Pedagogia, Psicologia e Sociologia. (pp. 5-12) .Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. ISBN 978-989-8912-05-3 DOI:https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.027
Publisher
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais