Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.56 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
As tecnologias digitais (TD) devem ser colocadas ao serviço das
crianças, estimulando a sua curiosidade e aprendizagem. Para além
disso, é importante as crianças contactarem com TD de modo a adquirirem
tech-handling skills (competências de manuseamento de tecnologias),
devendo manuseá-las, explorá-las e aprender-fazendo quando
as utilizam. Pretende-se com este artigo dar a conhecer a realização
de um projeto na valência de educação pré-escolar, com recurso às TD.
O projeto teve como objetivo a exploração de conceitos matemáticos
por parte das crianças, como a medição, a organização e tratamento
de dados, nomeadamente a recolha de dados, a sua representação em
gráficos. Para estas explorações, as crianças tiveram ao seu dispor dois
tablets, um sensor de velocidade de vento e um sensor de medição
do nível sonoro. Foi utilizada a metodologia de trabalho de projeto, o
que significa que a criança foi implicada em processos investigativos,
numa lógica socioconstrutivista, sendo agentes principais em todo o
desenrolar das atividades. As crianças apropriaram-se facilmente das
tecnologias móveis para recolher os dados, analisando-os e retirando
conclusões. Sendo este um estudo exploratório, no final apresentam-
-se atividades futuras para continuação e aprofundamento do projeto
apresentado.
Description
Keywords
Sensores eletrónicos Tecnologias digitais móveis Conceitos matemáticos Educação pré-escolar Crianças 3-6 anos Metodologia de trabalho por projeto Organização e tratamento de dados Eco-Sensors4Health LISBOA-01-0145-FEDER-023235
Citation
Brito, R., Costa, V. (2019). Os sensores que medem o vento e o som: as tecnologias digitais móveis na promoção de conceitos matemáticos em educação pré-escolar. In M. J. Silva & R. Brito (Coords.), Utilização pedagógica de sensores eletrónicos para a participação na saúde ambiental das escolas (pp. 105-123). Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. ISBN 978-989-8912-07-7 DOI:https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.008
Publisher
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais