Repository logo
 
Publication

O Museu da Paisagem e a proposta de um Kit Pedagógico de Leitura e Exploração de Paisagens

dc.contributor.authorCenteno, Maria João
dc.date.accessioned2021-01-04T15:09:31Z
dc.date.available2021-01-04T15:09:31Z
dc.date.issued2020-10-22
dc.description.abstractO Museu da Paisagem (https://museudapaisagem.pt/) e o seu Serviço Educativo (https://museudapaisagem.pt/Servico_educativo/) desenvolvem programas com as comunidades dos territórios. Promovendo o encontro entre essas comunidades e as paisagens que habitam, procuramos desafiar modos de ver, interpretar e sentir. Fundamental à mediação entre as organizações e as comunidades/parceiros, os Serviços Educativos proporcionam uma relação de carácter dialógico, em que se coordenam os planos de ação das partes envolvidas, "um tipo de trabalho a longo prazo, virado para a formação do gosto, vinculado ao princípio de que do despertar de apetências e hábitos de convivência com bens e organizações culturais, desde a infância, depende o mais importante da consolidação futura de públicos cultivados" (Centeno, 2012: 145). As organizações promovem a participação quando quebram relações de carácter instrumental, dirigidas apenas de acordo com os seus próprios interesses, e promovem redes de relações e espaços simbólicos partilhados. A valorização da educação ou formação dos públicos tem sido um dos eixos de atuação mais marcante da atividade das organizações socioculturais atendendo à urgência de enformar o espaço simbólico em que elas e os públicos se movimentam. No entanto, promover a aproximação dos bens ambientais e culturais aos indivíduos é uma tarefa hercúlea, já que esses bens não se adequam de forma harmoniosa a todos os públicos, ainda mais quando se trata de sensibilizar o outro para uma cidadania paisagística. Logo, propomos que esta sensibilização seja pensada em termos de faixa etária, mas também enquanto possibilidade de realizar inovadoras práticas de mediação. Nesta comunicação pretende-se apresentar o Kitscape, um Kit Pedagógico de Leitura e Exploração de Paisagens enquanto exemplo de um dos programas de apropriação crítica do território. A partir de uma reflexão crítica sobre as possibilidades de mediação entre as organizações e os públicos, uma equipa de investigação constituída por professores e alunos da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) e da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) do Politécnico de Lisboa elaborou um Manual de Leitura da Paisagem, bem como um Kit de Atividades de Leitura e Exploração de Paisagens que inclui o Manual e atividades acompanhadas de tutoriais multimédia. Neste programa pretendemos, através de formas inovadoras de mediação, dinamizar atividades criativas/lúdicas que potenciam a cidadania paisagística, a participação através da experiência do território e a vivência em conjunto. “O tema Paisagem e a sua ‘leitura’ é não apenas uma preocupação instrutiva mas também educativa na medida em que potencia uma formação mais integral dos alunos e das pessoas em geral para mais conscientemente poderem intervir civicamente – na sua leitura, na sua defesa, na sua utilização, na sua preservação ecológica” (Martinha, 2013: 109). Apreender, com todos os sentidos, a paisagem e as suas várias “camadas” implica a exploração e um quadro variado de leituras. Na verdade, a paisagem não é exterior aos indivíduos que a habitam e deve ser percecionada “a partir de dentro”, em situação de imersão, mobilizando simultaneamente os sentidos e o intelecto. É este o propósito do Kitscape.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationCenteno, M.J. (2020, out, 22-23). O Museu da Paisagem e a proposta de um Kit Pedagógico de Leitura e Exploração de Paisagens. Comunicação apresentada Conferência Internacional “Educação Patrimonial em Ação: Tecendo relações entre museus, escolas e territórios”, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, Portugal.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12538
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCITCEM – FLUPpt_PT
dc.publisherDCTP – FLUPpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://educacaopatrimonialemacao.wordpress.com/pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectMuseupt_PT
dc.subjectPaisagempt_PT
dc.subjectMediaçãopt_PT
dc.subjectKit Pedagógicopt_PT
dc.titleO Museu da Paisagem e a proposta de um Kit Pedagógico de Leitura e Exploração de Paisagenspt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFaculdade de Letras da Universidade do Porto, Portopt_PT
oaire.citation.titleConferência Internacional “Educação Patrimonial em Ação: Tecendo relações entre museus, escolas e territórios”pt_PT
person.familyNameAnastácio Centeno
person.givenNameMaria João
person.identifier.ciencia-idB217-89A5-0F6F
person.identifier.orcid0000-0003-4963-3119
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication1cdc688c-42b9-4f3c-b2e4-a03256d2675c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1cdc688c-42b9-4f3c-b2e4-a03256d2675c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
programa conferencia Educação Patrimonial em Ação.pdf
Size:
1.15 MB
Format:
Adobe Portable Document Format