Repository logo
 
Publication

Clustering para otimização das estratégias de marketing da multinacional portuguesa PHC Software

dc.contributor.advisorJorge, Nuno da Silvapt_PT
dc.contributor.advisorGonçalves, Ruipt_PT
dc.contributor.authorGarcia, Filipa Capucha
dc.date.accessioned2022-02-07T15:29:49Z
dc.date.available2022-02-07T15:29:49Z
dc.date.issued2021-12-20
dc.descriptionTrabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.pt_PT
dc.description.abstractVivemos num mundo em que um simples acesso à internet é significado do mundo nas nossas mãos. A rapidez das transações e da própria evolução de consumo tem sido exponencial e o futuro do marketing passará pela sua capacidade de saber precisamente quem está do outro lado da mensagem, de forma a que possa personalizá-la e adaptar às necessidades especificas desse determinado público. Só assim o consumidor continuará a ouvir mensagens de publicidade e a aceitar abordagens comerciais. Por isso mesmo, no decorrer deste projeto serão utilizados métodos de data mining, como a análise de clusters, para identificar o tipo de empresa mais potencial para o software PHC CS. Este é um projeto que incide num caso de estudo sobre a multinacional portuguesa PHC Software e será desenvolvido com recurso à plataforma SAS Enterprise Miner. No final do projeto será possível determinar uma estratégia assertiva, adaptada e rentável, tendo em consideração os dados de consumo dos clientes do PHC CS dos últimos cinco anos.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: We live in a world where simple access to the internet means the world in our hands. The speed of transactions and the evolution of consumption has been exponential and the future of marketing will depend on its ability to know precisely who is on the other side, so that it can customize and adapt it to the specific needs of this particular audience. Only then the consumer will give attention to advertising messages and accept commercial approaches. For this reason, during this project, I will use data mining methods, such as cluster analysis, to identify the ideal type of customer for the PHC CS software. This is a project that focuses on a Portuguese multinational case study - PHC Software - and will be developed using the SAS Enterprise Miner platform. In the end, it will be possible to determine an assertive, adapted and profitable marketing strategy for PHC CS Software.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationGarcia, F.C.(2021). Clustering para otimização das estratégias de marketing da multinacional portuguesa PHC Software. [Trabalho de projeto de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/14263pt_PT
dc.identifier.tid202896676pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/14263
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectSegmentaçãopt_PT
dc.subjectData miningen
dc.subjectClusteringen
dc.subjectSoftwareen
dc.subjectPHC Softwareen
dc.subjectData-drivenen
dc.subjectSAS Enterprise Mineren
dc.subjectSegmentationen
dc.titleClustering para otimização das estratégias de marketing da multinacional portuguesa PHC Softwarept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
oaire.citation.titleClustering para otimização das estratégias de marketing da multinacional portuguesa PHC Softwarept_PT
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
MERTADADOS-Tese Mestrado Filipa Garcia 6530.pdf
Size:
180.93 KB
Format:
Adobe Portable Document Format