Repository logo
 
Publication

O papel do teatro na era digital: as crianças-ecrã

dc.contributor.advisorMonteiro, Luísa
dc.contributor.authorSilva, Marta Sofia Sousa
dc.date.accessioned2024-06-25T10:42:35Z
dc.date.available2024-06-25T10:42:35Z
dc.date.issued2024-05-16
dc.descriptionRelatório de Estágio submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Teatro e Comunidadept_PT
dc.description.abstractO presente relatório reporta-se ao estágio efetuado na Associação Grupo Popular Cabanense, enquadrando-me enquanto professora de teatro infantojuvenil. Tem como âmbito aferir a importância da tecnologia na criatividade em teatro comunitário. Esta experiência com crianças e jovens e a sua envolvência com os meios digitais despertou em mim a necessidade de pesquisar mais sobre a influência que a tecnologia tem no seu quotidiano e a forma como afeta a sua criatividade. Pretendo analisar como o teatro comunitário pode ser um ponto de equilíbrio entre o universo digital e a realidade, num mundo absorvido por meios tecnológicos que trazem benefícios, mas cuja utilização excessiva prejudica o desenvolvimento infantil e juvenil. Para atingir o objetivo proposto, inseri-me enquanto observadora-participante, realizando exercícios, analisando a postura das alunas face ao tema através da criação coletiva de um espetáculo sobre o mesmo, além da elaboração de questionários e análise dos mesmos.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - This internship report refers to the internship at the Grupo Popular Cabanense Association, where I worked as Drama Teacher for children and teenagers. The focus of this work is to assess the importance of technology on creativity in community theatre. This experience with young people and their involvement with social media, got me the necessity to research more about the influence that technology has on their daily lives and how it affects their creativity. I intend to analyze how community theatre can be a point of balance between the digital universe and reality, in a world absorbed by social media, which have benefits, but when used excessively prejudice the young people development. To achieve the intended purpose, I inserted myself as an observant-player, carrying out exercises, analyzing the approach of the students relatively to the theme trough the collective creation of a theatre show, besides the elaboration of questionnaires and the analysis of its responses.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid203653025
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/17526
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinemapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectTecnologiapt_PT
dc.subjectDesenvolvimentopt_PT
dc.subjectTeatro e comunidadept_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectCreativitypt_PT
dc.subjectTechnologypt_PT
dc.subjectDevelopmentpt_PT
dc.subjectTheatre-communitypt_PT
dc.subjectTeachingpt_PT
dc.titleO papel do teatro na era digital: as crianças-ecrãpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAmadorapt_PT
oaire.citation.titleO papel do teatro na era digital: as crianças-ecrãpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Marta Silva - Relatório de Estágio.pdf
Size:
893.34 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: