Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Aulas com clorofila: a sala verde da ESCS

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Aulas_Clorofila_Alexandra David.pdf517.4 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A implementação de uma sala de aula com plantas é uma abordagem inovadora que integra elementos naturais no ambiente educacional. Esta comunicação explora os benefícios de uma sala com plantas, identifica as plantas mais adequadas para espaços fechados e com muitas pessoas, como o de uma sala de aula, e destaca o impacto positivo no bem-estar dos utilizadores desta sala e de toda a comunidade escolar. Analisa, também, o contributo das plantas para melhorar a qualidade do ar e culmina com a análise dum inquérito de opinião dirigido aos professores e aos alunos que usufruíram da sala durante o primeiro semestre letivo do ano 2023/2024. Vários estudos indicam que a presença de plantas e outros elementos naturais podem melhorar a concentração e o foco, proporcionando um melhor desempenho académico. Além disso, ambientes naturais reduzem os níveis de stresse e ansiedade, promovendo uma sensação de calma e relaxamento, o que contribui para um ambiente de aprendizagem mais propício (Herrmann and Evans, 2024). A presença de plantas contribui também para a purificação do ar, a eliminação de toxinas e o aumento dos níveis de oxigénio, o que tem impacto na saúde física e mental (Kavathekar and Bantanur, 2022).

Description

Keywords

Sustentabilidade Plantas Bem-Estar Escolar Sala de aula

Citation

David, A. & Silvestre, C. (2024, out, 17-18). Aulas com clorofila: A sala verde da ESCS. Comunicação apresentada na “6ª Conferência Campus Sustentável 2024 (CCS2024)”, Universidade de Aveiro, Campus Universitário de Santiago, Aveiro, Portugal.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade de Aveiro