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A retórica do “não-formal” e a expansão da “forma escolar” na política de escola a tempo inteiro
dc.contributor.author | Pires, Carlos | |
dc.date.accessioned | 2015-03-06T11:52:15Z | |
dc.date.available | 2015-03-06T11:52:15Z | |
dc.date.issued | 2013-03 | |
dc.description.abstract | Na presente comunicação problematiza-se o “modelo” de operacionalização da política de escola a tempo inteiro (ETI), em particular, a tendência para uma perspetiva “escolocêntrica” que visa a monopolização, pela escola pública, da prestação de serviços educativos de caráter extracurricular e “não-formal”. Reflete-se sobre aquele “modelo” que, paradoxalmente, na sua “dimensão educativa”, se configura como preconizador de uma retórica de defesa de implementação do “não-formal” no contexto escolar, ao mesmo tempo que neutraliza essa intensão promovendo a expansão da “forma escolar” e a intensificação do “ofício de aluno”. A partir do estudo da ação do Governo na formulação e execução da política de “Escola a Tempo Inteiro”, evidencia-se que este fenómeno de “formalização” daquilo que é apresentado retoricamente como “não-formal”, emerge da tentativa de conciliação de referenciais aos quais aquela política se reporta: por um lado, o referencial de igualdade de oportunidades educativas que o Estado deve garantir através da escola pública; por outro lado, o referencial de eficácia do sistema público de educação refletido nos resultados escolares. | por |
dc.identifier.citation | Pires, C. (2014). A retórica do “não-formal” e a expansão da “forma escolar” na política de escola a tempo inteiro. Comunicação apresentada ao I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação e do III Encontro de Sociologia da Educação – O Não-Formal e o Informal em Educação: centralidades e periferias, Braga, março de 2013. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/4364 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Escola a tempo inteiro | por |
dc.subject | Forma escolar | por |
dc.subject | Educação não formal | por |
dc.title | A retórica do “não-formal” e a expansão da “forma escolar” na política de escola a tempo inteiro | por |
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person.familyName | Pires | |
person.givenName | Carlos | |
person.identifier | R-6432-2016 | |
person.identifier.ciencia-id | 5010-AE4F-21A3 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8098-5932 | |
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relation.isAuthorOfPublication | f379c0e4-f1c8-4ac3-a55a-e57b74ab2042 | |
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