Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
357.13 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Nesta comunicação analisamos a rotina “número do dia”
desenvolvida numa turma do 1.º ano do 1.º ciclo, mostrando como a
flexibilidade em cálculo mental está presente na forma como os alunos
respondem ao questionamento da professora e apresentam as diversas
representações do número do dia. Procuramos ainda fazer uma ligação
entre a flexibilidade em cálculo mental e o processo de desenvolvimento
conceptual. Os dados foram recolhidos através da observação das autoras
e da videogravação e posterior transcrição da atividade desenvolvida. Na
análise de dados procuramos evidenciar como os alunos utilizam os
números, as quatro operações aritméticas, as relações entre elas e as suas
propriedades. Discute-se também as fases de evolução conceptual dos
diferentes alunos da turma, concluindo-se que a turma globalmente revela
flexibilidade de cálculo, evidenciando um conhecimento do número,
apoiado por uma teia de relações numéricas que a partilha coletiva e a
discussão dos raciocínios dos alunos potenciam.
Description
Keywords
Sentido do número Cálculo mental Flexibilidade em cálculo mental Estratégias de cálculo.
Citation
Publisher
Associação de Professores de Matemática