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Authors
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Abstract(s)
A formação de professores é um dos pilares sobre os quais assentam
o desenvolvimento e a renovação dos sistemas educativos, uma espécie
de arena historicamente atravessada por modelos pedagógicos e
princípios políticos, ideológicos e epistémicos, produzindo relevantes
efeitos de engenharia sociocultural (Correia, 1991; 2001; Adão, 1993;
Popkevitz, 1994; Popkewitz, 1997; Popkewitz & Pereyra, 1992; Nóvoa,
1991; 1997; Marcelo Garcia, 1999). Analisar a forma como evoluiu a
formação de professores em determinado período histórico é, de certo
modo, esclarecer a dinâmica educativa de uma sociedade, revelar os
valores e princípios que norteiam os paradigmas educacionais e pedagógicos
que estruturam as práticas.
Pretende-se com este texto contribuir para a compreensão histórico-
sociológica da relação entre a formação de professores e o poder
político no contexto do pós-25 de Abril de 1974. Em particular, tem-se
em vista dar conta dos efeitos daquela relação na dinâmica organizacional
da, então, Escola do Magistério Primário de Lisboa (EMPL), entre
1974 e 19791.
Description
Keywords
Escola do Magistério Primário de Lisboa Escola Superior de Educação de Lisboa Arquivo Histórico
Citation
Serra, F. H. (2018) Educação e poder em tempos de revolução e contra-revolução. o caso da Escola do Magistério Primário de Lisboa (1974-1979) in Ferreira, N., Estrela, A., & Valente, B. (2018) O edifício da Escola Superior de Educação de Lisboa: 100 anos a formar professores (1916-2016). ciclo de conferências. (pp. 102-150) CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.060
Publisher
CIED-Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa